Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18859
Tipo: Dissertação
Título: Balanço da produção do conhecimento do GTT Escola, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, acerca da relação educação física e pedagogia histórico-crítica
Autor(es): Silva, Irinaldo Deodato
Autor(es): Silva, Irinaldo Deodato
Abstract: A presente dissertação de Mestrado buscou verificar o grau de desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica e Abordagem CríticoSuperadora na produção do conhecimento da Educação Física do GTT – Escola nos anais do CONBRACE (2009, 2011 e 2013), na efetivação da função social da Educação e da Escola. Realizou-se uma análise de conteúdo dos trabalhos completos nos referidos anais, enfatizando os princípios curriculares, a noção de projeto histórico socialista e a formação humana na perspectiva omnilateral defendidos pela pedagogia Histórico-Crítica e abordagem CríticoSuperadora, verificando se efetivamente esta produção do conhecimento traduz uma crítica da Educação da Marxista. Consideramos que a produção do conhecimento da educação física expressa nos trabalhos completos do GTT – Escola do CONBRACE, no recorte mencionado, apresenta um número considerável de elaborações que corroboraram com a lógica das categorias de análise preteridas, no entanto, ainda persiste um percentual destas formulações que se distancia das recomendações teórico-práticas, da noção de projeto histórico socialista, de aproximações com a formação humana omnilateral e efetivamente não realizaram uma crítica da educação marxista. Parte relevante desta produção se articula epistemológica, político e ideologicamente com as ideias defendidas pelas teorias aqui citadas. Mas, há claras evidências de um número notável de produções analisadas que se reveste da ideologia dominante no trato com o conhecimento da Educação Física, contribuindo para a manutenção do estado das coisas e impedindo o avanço teórico da área. Pensamos que formulações pautadas em duas teorias críticas, respectivamente, da educação e educação física, não podem se afastar da discussão geral que envolve os elementos ontológicos do ser social, o modo de produção da existência e as relações sociais engendradas por ele. Não basta apenas que existam teorias pedagógicas revolucionárias se as condições históricas materiais e objetivas não estiverem propiciadas. Há que se lutar continuadamente pela garantia do acesso aos conteúdos clássicos, condição primordial para a elevação da consciência das massas laboriosas e, paralelamente, persistir na conquista de melhores condições socioeconômicas. Sobretudo porque estas condições devem abranger as dimensões sociais, políticas e econômicas e que perpassam pela substituição do atual modo de produção. Essa tarefa também passa pelo fortalecimento das bases teóricopráticas do coletivo de professores de educação física com os elementos epistemológicos, gnosiológicos e teleológicos que fundamentam a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico-Superadora.
ABSTRACT This Master's dissertation aims to verify the degree of development of the Historical-Critical Pedagogy and Critical-surpassing approach in the production of knowledge of Physical Education of TWG - School in CONBRACE Annals (2009, 2011 and 2013), in the realization of the social function of education and School. Therefore, there was a content analysis of the complete works on the proceedings, emphasizing the curricular principles, the notion of socialist historical project and human formation in omnilateral perspective defended by pedagogy Historical-Critical and Critical-surpassing approach, checking effectively this knowledge production reflects a critique of Marxist Education. Given the above, we consider that the production of knowledge of physical education expressed in the complete works of GTT - School CONBRACE, the mentioned crop, has a considerable number of elaborations that corroborated with the logic described about the categories of crowded analysis, however, there is still a percentage of these formulations that distance of the theoretical and practical recommendations, the notion of socialist historical project approaches with omnilateral human formation and actually did not make a critique of Marxist education. It was found that the relevant part of this production is articulated epistemological, political and ideologically with the ideas defended by the theories mentioned here. But there is clear evidence of a remarkable number of analyzed productions is of the dominant ideology in dealing with the knowledge of Physical Education, contributing to the maintenance of the status quo and preventing the theoretical advance of the area. Through analysis, we think they are based formulations in two critical theories, respectively, education and physical education, which are designed to ensure access to the classics of human culture content and in particular of Body Culture for secular and free public school can not depart from the general discussion involving the ontological elements of social being, the existence mode of production and social relations engendered by it that culminate with the social division of labor. Thus, it is not enough that there are revolutionary pedagogical theories material and objective historical conditions are not afforded. One has to fight continuously for ensuring access to classic content, essential condition for raising the consciousness of the toiling masses and at the same time persist in achieving better socioeconomic conditions. Especially because these conditions should cover the social, political and economic and that pervade the replacement of current production. However, this task also involves the strengthening of collective theoretical and practical bases of physical education teachers with the epistemological, gnosiological and teleological elements supporting the Historical-Critical Pedagogy and Critical Approach-surpassing.
Palavras-chave: Educação física
Pedagogia crítica
Pesquisa
Congressos
Produção do conhecimento
Pedagogia histórico-crítica
Abordagem crítico-superadora
Physical education
Production of knowledge
Historical critical pedagogy
Critical ppproach-surpassing
CNPq: Educação Física
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18859
Data do documento: 15-Abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF FINAL.pdf_81,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.