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Title: A escola e o percurso educativo de pessoas com paralisia cerebral: estudo de caso
Authors: Matos, José Antônio Souza
???metadata.dc.contributor.advisor???: Bordas, Miguel Angel García
Keywords: Educação inclusiva;Mediação;Paralisia cerebral;Percurso escolar;Estigma;Inclusive education;Cerebral paralysis;Mediation;Educative processes;History of life
Issue Date: 15-Apr-2016
Abstract: Esta dissertação busca caracterizar o percurso educativo dos estudantes com Paralisia Cerebral na escola regular e, através dele, identificar as possibilidades e as barreiras que dificultam o processo de inclusão dessas pessoas. A formação dos conceitos é discutida com base nos estudos de Vygotsky, basicamente nos fundamentos da Defectologia, por acreditar que as pessoas com PC, apesar das dificuldades impostas pela deficiência, são sujeitos dotados de capacidades, e através das relações sociais conseguem uma reorganização das estruturas cognitiva, num processo de plasticidade cerebral, alcançando desenvolvimentos mentais que lhes permitam acesso a novos conhecimentos. A pessoa com PC traz consigo deformidades que marcam as suas vidas tão quanto à deficiência, ocasionando um processo de estigma que por muitas vezes, dificultam na construção de relações sociais e, consequentemente, na inclusão social. Com ênfase nesse olhar, esse trabalho buscou, através da metodologia de história de vida, desvendar, por vários olhares sociais, os momentos mais significativos da vida escolar de pessoas com Paralisia Cerebral, de forma a contribuir na construção de novas perspectivas e estratégias de inclusão em sala de aula. Para isso, entrevistou-se 3 (três) pessoas com PC, que apesar de terem percursos educativos muito distintos, tinham na deficiência as mesmas dificuldades e que encontraram, na família e nas relações sociais, o combustível para continuarem buscando os seus objetivos, alcançando uma independência e autonomia igual a qualquer pessoa. Os resultados dessa pesquisa contribuem para entender a importância da escola, da família e da mediação no processo de desenvolvimento das pessoas com PC, e para despertar na comunidade escolar um novo olhar para os estudantes com acometidos dessa lesão, frente às possibilidades que se apresentaram na construção de um percurso educativo digno, oportunizando aos mesmos uma inclusão efetiva no processo de aprendizagem em sala de aula, na escola regular.
ABSTRACT This dissertation searchs to characterize the educative passage of the students with Cerebral Paralysis in regular school e, through it, to identify to the possibilities and the barriers that make it difficult the process of inclusion of these people. The formation of the concepts is argued on the basis of the studies of Vygotsky, basically in the beddings of the Defect logy, for believing that the people with PC, although the difficulties imposed for the deficiency, are citizens endowed with capacities, and through the social relations they obtain a reorganization of the structures cognitive, in a process of cerebral plasticity, reaching mental developments that allow to access the new knowledge them. The person with PC brings obtains deformities that mark its lives so how much to the deficiency, causing a stigma process that for many times, makes it difficult in the construction of social relations e, consequentement, in the social inclusion. With emphasis in this look, this work searched, through the methodology of life history, to unmask, for some social looks, the moments most significant of the pertaining to school life of people with Cerebral Paralysis, of form to contribute in the construction of new perspectives and strategies of inclusion in classroom. For this, one interviewed 3 (three) people with PC, that although to have very distinct educative passages, the same difficulties had in the deficiency and that they had found, in the family and the social relations, the fuel to be continued searching its objectives, reaching an independence and equal autonomy to any person. The results of this research contribute to understand the importance of the school, the family and the mediation in the process of development of the people with PC, and to awake in the pertaining to school community a new to look at for the students with reached of this injury, front to the possibilities that if had presented in the construction of a worthy educative passage, chanceto same an inclusion accomplishes in the process of learning in classroom, in the regular school.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18858
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