Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18803
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: História da passagem do Príncipe Umberto di Savoia por Salvador (Bahia, 1924)
Autor(es): Brito, Jonas
Autor(es): Brito, Jonas
Abstract: Com uso da imprensa jornalística,ilustrada e outros documentos, esse trabalho trata da passagem do príncipe herdeiro da coroa italiana Umberto di Savoia por Salvador, em julho e setembro de 1924, e interpreta o significado da escolha da capital baiana para hospedá-lo e do tipo de recepção que as autoridades do estado fizeram ao visitante. Quanto àquela escolha, apresenta a visita como um marco na história política da Bahia na I República, ao destacar como o estado e suas elites, em contraste com o governo federal e seus aliados, entravam numa fase de estabilização de sua política, a partir de um controle mais efetivo de uma facção da elite sobre as demais. Quanto à recepção, procura mostrar que o governo da Bahia e parte de suas elites apresentaram a Umberto a imagem da Bahia como uma terra hospitaleira, nobre e antiga.
Palavras-chave: República
História do Brasil
História da Bahia
Tenentismo
CNPq: História
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBa
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18803
Data do documento: 4-Abr-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
História da Passagem do Príncipe Umberto di Savóia por Salvador (Bahia, 1924).compressed.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.