Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18802
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Anatomia foliar comparada de quatro espécies de Passiflora L. (Passifloraceae) infectadas pelo vírus do endurecimento dos frutos do maracujazeiro
Autor(es): Barbosa, Naira Costa Soares
Autor(es): Barbosa, Naira Costa Soares
Abstract: A família Passifloraceae apresenta várias espécies de grande importância ecológica e econômica. No Brasil, o maracujá amarelo, Passiflora edulis f. flavicarpa Deg., é a principal espécie cultivada e comercializada. Um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores são as doenças causadas por vírus, bactérias e fungos, sendo o endurecimento dos frutos, causado pelo Cowpea aphid-borne mosaic virus, ou pelo Passionfruit woodiness virus, a principal delas. A virose caracteriza-se por alterações nas folhas, como mosaico e bolhosidades, e diminuição da qualidade dos frutos, havendo endurecimento, redução do pericarpo e da produtividade. Entre as espécies silvestres de Passiflora, algumas apresentam maior resistência ao vírus, tendo menor comprometimento quando infectadas, podendo assim contribuir para o aumento da resistência dos cultivares comerciais por meio de hibridações interespecíficas, devendo-se para tanto, conhecer quais as características estão relacionadas à resistência e à suscetibilidade. Os estudos anatômicos podem servir como ferramenta para a identificação destas características. Este trabalho teve como objetivo, através de análises histológicas das folhas, identificar as características relacionadas a resistência e suscetibilidade ao vírus em quatro espécies de Passiflora: P. edulis f. flavicarpa (cultivada), P. cincinnata, P. gibertii e P. setacea (silvestres). Para isso foram feitas avaliações anatômicas de plantas infectadas e sadias, das quatro espécies. As superfícies foram analisadas em microscopia eletrônica de varredura. Para a confecção das lâminas semi-permanentes, fez-se cortes paradérmicos do limbo, e transversais do limbo e pecíolo, que foram clarificados e corados com safranina alcóolica 1% e azul de Astra + safranina (9:1), respectivamente. Avaliou-se as plantas qualitativamente, pela observação das lâminas, e quantitativamente, através da mensuração da espessura das epidermes, dos parênquimas, da espessura total do limbo e da densidade estomática. Com os dados obtidos, realizou-se o teste T, comparando plantas infectadas com plantas sadias, em cada espécie. Observou-se nas espécies silvestres, deposição de cera epicuticular cristaloide, ausente na espécie cultivada. As análises qualitativas mostraram que das espécies silvestres, P. gibertii foi a espécie menos impactada. Porém, as análises quantitativas, revelaram menores diferenças entre os indivíduos infectados em relação aos sadios para P. setacea. As espécies P. gibertii e P. setacea foram identificadas como mais resistentes ao vírus.
Palavras-chave: Passifloraceae
maracujá
anatomia foliar
endurecimento dos frutos do maracujazeiro
CNPq: Anatomia Vegetal
Botânica Aplicada
Fitopatologia
País: brasil
Sigla da Instituição: IBIO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18802
Data do documento: 4-Abr-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anatomia foliar de Passiflora (TCC).pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.