Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18778
Tipo: Dissertação
Título: Em defesa da liberdade: as experiências de um africano liberto entre Rio de Janeiro, Salvador e Lagos (1860 -1880)
Autor(es): Jesus, Cristiane Santos de
Autor(es): Jesus, Cristiane Santos de
Abstract: A pesquisa consiste no estudo de caso de Lúcio José Maria de Souza, um africano liberto que enfrenta a resistência das autoridades policiais baianas, quando de seu desembarque no porto da cidade do Salvador, em 1871, após estada de onze meses na cidade de Lagos, Nigéria (África). Documentos provenientes desse embate, produzidos pelo consulado inglês e polícia do porto – atualmente, sob salvaguarda do Arquivo Público da Bahia – fornecem dados que permitem vislumbrar um panorama da intensa circulação de africanos libertos entre Salvador e a costa ocidental do continente africano. Através da abordagem micro histórica e do método indiciário de investigação, analisam-se as estratégias e mecanismos utilizados por aquele africano em defesa de sua liberdade, revelando um fluxo de pessoas que instaura uma importante conexão entre cidades do império brasileiro – Rio de Janeiro, Recife e Salvador – e o Oeste da África (Lagos, Uidá, Badagry e outras). Nesse contexto, a presente pesquisa destaca de que modo às experiências vividas por Lúcio José Maria de Souza se inserem no cenário das rotas comerciais, religiosas e afetivas que conectavam o Mundo Atlântico.La recherche concerne l’étude de cas de Lúcio José Maria de Souza, unAfricainlibéréquiaffrontelarésistencedesautoritéspolicièresbahianaises, lors de sondébarquementauport de lavilledu Salvador, en 1871, aprèsunséjour d’onze mois à laville de Lagos, Nigéria (Afrique). Des documentsprovenant de cetteconfrontation, produits par leconsulatanglais et lapoliceduport – actuellementsouslasauvegardedesArchives Publiques de Bahia – fournissentdesdonnéesquipermettent de percevoirun panorama de l’intensecirculation d’esclaveslibérés entre Salvador et lacôteoccidentaleducontinentafricain. Par lemoyen de l’approche micro historique et de laméthodeindiciaire de recherche, onanalyselesstratégies et lesmécanismesutilisés par cetAfricain à fin de défendresaliberté, tout enrévélantun flux de personnesquiétablit une liaison importante entre quelquesvilles de l’empirebrésilien – Rio de Janeiro, Recife et Salvador – et l’Ouest de l’Afrique (Lagos, Uidá, Badagryparmi d’autres). Danscecontexte, cetteétudemetenévidencelamanièredontlesexpériencesvécues par Lúcio José Maria de Souza s’insèrentdanslecadredesroutescommerciales, réligieuses et affectivesquireliaientle Monde Atlantique.
Palavras-chave: Lúcio José Maria de Souza
Circulação de africanos libertos
Mundo Atlântico
Salvador
Lagos
Circulation d’Africainslibérés
Monde Atlantique
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGH-FFCH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18778
Data do documento: 30-Mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cristiane Santos de Jeusus.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.