Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18762
Tipo: Dissertação
Título: Fatores condicionantes da implantação da gestão do conhecimento como base ao desenvolvimento organizacional: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Porto Seguro / Aline Machado Cruz. – 2014.
Autor(es): Cruz, Aline Machado
Autor(es): Cruz, Aline Machado
Abstract: Este trabalho investiga os fatores condicionantes à implantação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) no ambiente organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Porto Seguro (IFBA-PS). Neste contexto objetivou-se identificar e analisar os elementos facilitadores, os principais obstáculos e os elementos norteadores ao processo de GC. A estratégia metodológica utilizada foi o estudo de caso, com enfoque quali-quantitativo, utilizando as dimensões organizacional, humana e externa como referência de pesquisa. Os resultados confirmaram os pressupostos de que o IFBA-PS precisa repensar as políticas de gestão, redefinir os fundamentos do uso das tecnologias e da relação da instituição com a comunidade, assim como melhorar a comunicação, criar processos de aprendizagem e valorizar os ativos do conhecimento, de forma a criar um contexto organizacional que contemple as práticas de GC, uma vez que o conhecimento constitui-se um fator essencial ao desenvolvimento organizacional. Como resultado, identificou-se que a dimensão organizacional é a que apresenta condições mais facilitadoras, enquanto que as dimensões humana e externa são as mais críticas, necessitando uma maior atenção para o estabelecimento de uma cultura organizacional favorável à criação, ao uso e ao compartilhamento do conhecimento
ABSTRACT This research investigates the determinants factors of the Knowledge Management (KM) implementation practices in the organizational environment of the Bahia Federal Institute of Education, Science and Technology - Campus Porto Seguro (IFBA-PS). In this context, it was aim ato identifying and analyzing the enablers aspects, the main obstacles and the guiding elements in the KM process. The adopted research strategy was the case study, with qualitative and quantitative approach, using the organizational, human and external dimensions as a reference analysis. The results confirmed the assumptions that the IFBA-PS needs to rethink management policies, redefine the fundamentals of technology use and the relationship between the institution and the community, as well as improving communication, creating learning processes and valuing knowledge assets, to create an organizational framework that provides KM practices, since that knowledge constitutes a key factor to organizational development. As a result, it was identified that the organizational dimension is the one that provides more facilitating conditions, while the human and external dimensions are the most criticals, requiring greater attention to establishing an organizational culture that supports the creation, use and knowledge sharing.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Conhecimento organizacional
Instituições de ensino
knowledge management
Organizational knowledge
Educational institutions
País: brasil
Sigla da Instituição: EAUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18762
Data do documento: 22-Mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Machado Cruz.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.