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Tipo: Dissertação
Título: Entraves e possíveis intervenções na gestão de recursos financeiros pelos centros de educação profissional no Estado da Bahia
Autor(es): Passos, Maria da Glória Vieira Lima Franco e
Autor(es): Passos, Maria da Glória Vieira Lima Franco e
Abstract: PASSOS, M. G. V. L. F. e. Entraves e possíveis intervenções na gestão de recursos financeiros pelos Centros de Educação Profissional no Estado da Bahia. (Dissertação) Mestrado Profissional Em Administração da Universidade Federal da Bahia. SALVADOR, BA, 2015. O presente trabalho buscou identificar aspectos que ou dificultam ou facilitam a execução financeira do Plano de Ação da Educação Profissional da Bahia pelos Centros de Educação Profissional da Rede Estadual do Governo do Estado da Bahia. Com este estudo, realizou-se um recorte da realidade dos Centros, com enfoque metodológico embasado na realidade dessas instituições públicas e no instituto da descentralização financeira educacional. Trata-se, desse modo, de um estudo de caso, elaborado através de análise documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas. O estudo avaliou o grau de eficiência das equipes executoras dos centros a partir da identificação dos entraves existentes e posterior propositura de intervenções pertinentes aos casos. A coleta de dados possibilitou analisar as informações da prática vivenciada nos Centros e o cumprimento dos princípios legais que fundamentam a execução financeira nos mesmos, de modo a compreender o conteúdo, a forma e a dinâmica que orientam os aspectos essenciais para o seu funcionamento e melhoria. Com isso, ratificamos a importância da efetivação de ações que contribuam, direta ou indiretamente, para a implementação e consolidação da execução plena do Plano de Ação da Educação Profissional. Foi possível, também, identificar o que dificulta e o que facilita a execução, tendo como principais entraves a ausência de capacitação permanente acerca da legislação, os trâmites burocráticos necessários à execução financeira, o despreparo e a carência do quadro de servidores dos Centros, a concentração de tarefas na figura do gestor, e a apatia de alguns segmentos do grupo executor. O envolvimento dos Diretores no processo e a capacidade de transferir conhecimento evidenciaram a sua importância no processo de execução, constituindo-se num elemento facilitador na execução financeira. Concluiu-se, então, que o aprimoramento da gestão é uma necessidade na busca pela minimização da carência de recursos humanos, pela maior e melhor distribuição de tarefas e pela capacitação permanente e continuada, fortalecendo a gestão local dos Centros de Educação Profissional.
This study aimed to identify the aspects that either hinder or facilitate the financial execution of the Professional Education of Bahia Action Plan by the Professional Education Centers of the Government of State of Bahia Network. With this study, there was a cutout of the reality of the Centers, with a methodological approach grounded in the reality of these public institutions and on the institute of financial educational decentralization. It is thus a case study, elaborated through documental analysis, questionnaires and interviews. The study evaluated the degree of efficiency of executing staff of the Centers, by identifying the existing barriers and subsequent proposal of relevant interventions to the cases. Data collection made it possible to analyze the information of the experienced practice in Centers and the compliance with legal principles that underlie their financial execution, in order to understand the content, form and dynamics that drive the essential aspects of their operation and improvement . Thus, we reaffirm the importance of effective actions that contribute directly or indirectly to the implementation and consolidation of the full execution of the Professional Education Action Plan. It was also possible to identify what hinders and what facilitates the execution, having as main obstacles the lack of ongoing training about the law, the bureaucratic proceedings required by financial execution, the unpreparedness and lack of a proper employee framework in the Centers, concentration of tasks in the figure of the manager, and the apathy of some segments of the executing group. The involvement of Directors in the process and the ability to transfer knowledge demonstrated its importance in the implementation process, becoming a facilitator in financial execution. We conclude, then, that the improvement in management is a necessity in the pursuit for minimizing the lack of human resources, for a bigger and better distribution of tasks and for the permanent and continuous training, strengthening the local management of the Professional Education Centers.
Palavras-chave: Execução financeira
Eficiência
Descentralização
Educação Profissional
Financial execution
Efficiency
Decentralization
Professional Education
País: brasil
Sigla da Instituição: EAUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18760
Data do documento: 22-Mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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