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Title: Tecnologia digital interativa na EJA: uma proposta libertária e colaborativa articulada em rede
Authors: Silva, Joécio Carlos da
Silva, Kátia Regina da
Almeida, Aderlan Gonçalves
???metadata.dc.contributor.advisor???: Bonilla, Maria Helena Silveira
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Pretto, Nelson De Luca
Keywords: Educação de jovens e adultos;Tecnologias da informação e comunicação;Produção de conhecimento e cultura;Inclusão digital;Education for youth and adults;nformation technologies and communication
Issue Date: 7-Mar-2016
Abstract: A Educação de Jovens e Adultos é um campo político de formação, e precisa estar comprometida com a educação das camadas populares e com a superação das diferentes formas de exclusão e discriminação existentes em nossa sociedade. Porém, no momento atual em pleno século XXI, o Brasil ainda tem como grande desafio garantir o acesso e a permanência do educando desta modalidade nas escolas e adequar as propostas pedagógicas às especificidades deste público, valorizando o repertório de vivências e saberes por ele trazido. Diante disso, urge pensar formas de trabalho que possam contribuir para o enfrentamento de tal desafio. Neste sentido, diante do contexto contemporâneo, que demanda conhecimentos e habilidades que vão muito além de ler e escrever, é impossível a concepção de uma proposta pedagógica para EJA que ignore as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a aprendizagem de pessoas jovens e adultas. O presente texto trata-se de um Projeto de Intervenção pensado para uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Irecê na Bahia, solicitado como Trabalho de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional em Educação (UFBA), que tem como foco a construção de trabalhos desta natureza. Frente a isso, lançamo-nos na construção de uma proposta de intervenção para a EJA, em que a presença das TIC fosse tomada como estruturante do processo ensino/aprendizagem e contribuísse também, para a inclusão digital destes alunos e alunas. Para tanto, com base nos aportes da etnopesquisa, foi realizado um trabalho de pesquisa em uma escola municipal que atende a EJA nessa cidade, para conhecer os níveis de acesso às tecnologias digitais, dos educandos (as) e educadores (as), bem como suas formas de uso no processo de ensino/aprendizagem. Buscamos ainda, também por meio de pesquisa realizada, nos Projetos: Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira e Tabuleiro Digital, compreender como as experiências voltadas para inclusão digital e produção de conhecimento/cultura por meio das tecnologias digitais poderiam fomentar ações voltadas para o trabalho com as TIC no cotidiano escolar, de forma a contribuir para uma proposta inovadora que se aproxime das especificidades da EJA. Realizamos ainda pesquisa bibliográfica a fim de dialogar com os autores que defendem o uso das tecnologias digitais como estruturantes do processo ensino/aprendizagem. Objetivamos, por meio da construção do Projeto de Intervenção para a EJA, apresentar uma proposta em que as TIC, e os princípios dos referidos projetos passem a fazer parte das ações pedagógicas na EJA no município de Irecê, na perspectiva de contribuir para que tanto discentes quanto docentes participem da cultura digital, não apenas como meros receptores de informações, mas sim como produtores de conhecimento e cultura.
ABSTRACT The Youth and Adult Education (EJA) is a political sector training, and need to be committed to the education of the lower classes and the overcoming of the various forms of exclusion and discrimination existing in our society, However, at the present time in the XXI century,Brazil still has as great challenge to ensure access to and educating the permanence of this sport in schools and adapt the educational proposals to the specificities of this public, valuing the repertoire of experiences and knowledge that he brought. Therefore, it is urgent to think of ways of working that can contribute to coping with such a challenge. In this sense, given the contemporary context, which requires knowledge and skills that go beyond reading and writing, it is impossible to design a pedagogical proposal for EJA to ignore the contributions of Information and Communication Technologies (ICT) for learning people youth and adults. This study, it’s an intervention project designed to a school Municipal Education Network of the city of Irecê Bahia, requested how Work Professional Master Course Completion of Education (UFBA) that focuses on building work of this nature. Faced with this, we construct a intervention proposal for EJA, where the presence of ICT be taken as structuring of the teaching/learning process and contribute also to the digital inclusion of students. To this end, based on the contributions of ethno search, it was carried out a research project in a public school that caters to adult education in the city, to know the levels of access to digital technologies, the students (as) and educators (as), and their ways of use in the teaching / learning process. We seek yet also through research conducted in Projects: Culture Point cyber park Teixeira and Digital Board, understanding how focused experiences to digital inclusion and knowledge production / culture through digital technologies could foster actions to work with ICT in everyday school life in order to contribute to an innovative proposal that approaches the specifics of the EJA. We also performed, literature search in order to get acquainted with the authors who advocate the use of digital technologies over into the teaching/learning process. Aim by building the Intervention Project for EJA, submit a proposal in which ICT and the principles of such projects become part of the educational activities in adult education in the city of Irecê, in order to contribute to both students as teachers participate in the digital culture, not only as mere recipients of information, but as producers of knowledge and culture.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18689
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