Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18669
Tipo: Dissertação
Título: O Potencial do ensino do empreendedorismo na formação do bibliotecário inovador: uma análise da experiência brasileira
Autor(es): Santos, Gabriela Marinho dos
Autor(es): Santos, Gabriela Marinho dos
Abstract: O potencial do ensino do empreendedorismo na formação do bibliotecário inovador, com competências para atuar em um mercado de trabalho instável e competitivo constituiu a temática desta dissertação, que teve como intuito verificar se o empreendedorismo vem sendo trabalhado como conteúdo curricular na formação do bibliotecário brasileiro pelas instituições de ensino superior públicas. A resposta a esta problemática de pesquisa teve como objetivo geral verificar quantos e quais cursos de Biblioteconomia em IES públicas brasileiras incluem a disciplina empreendedorismo nas suas matrizes curriculares, desdobrando-se como objetivos específicos a identificação da modalidade da oferta da disciplina na estrutura curricular; a identificação da frequência e da distribuição regional da oferta da disciplina de empreendedorismo no Brasil e a verificação da motivação dos cursos para inclusão da disciplina na estrutura curricular. Para realizar a pesquisa optou-se pela combinação dos métodos do levantamento (survey) para identificar os Cursos de Biblioteconomia em IES públicas brasileiras que apresentam nas matrizes curriculares e ofertam a disciplina de empreendedorismo, associado ao método documental para realizar a análise de projetos pedagógicos e/ou planos de disciplina, juntamente com a utilização do estudo de casos para verificar como vem sendo realizada a oferta dessa disciplina nos Cursos de Biblioteconomia. Para a obtenção das informações optou-se pela adoção da técnica da aplicação de questionários junto aos coordenadores e/ou docentes dos Cursos de Biblioteconomia e da realização de entrevistas com os professores que ministram a disciplina de empreendedorismo. A análise dos dados se realizou a partir da integração das abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados identificaram que as experiências com a oferta da disciplina de empreendedorismo nos Cursos de Biblioteconomia em IES públicas brasileiras ainda são em número limitado, porém essas experiências já oferecem elementos qualitativos que podem contribuir para o avanço da capacitação empreendedora na formação do bibliotecário brasileiro e ratificam a importância do desenvolvimento de novos estudos sobre o ensino do empreendedorismo.
ABSTRACT The great potential of entrepreneuship teaching for the formation of innovative Professional librarian with the right skills to act in one unstable and competitive job market was the theme of this dissertation. It has had as its purposed to verify whether entrepreneurship has been worked as a curriculum content in the formation of the Brazilian librarian by the public institutions of higher education. The answer to this research question it was raised the goal like to verify how many and what courses of Librarianship in Brazilian public universities that include entrepreneurship as a matter of their educational curriculum. As specific objectives it was established: to identify the mode of discipline offered in the curriculum; to identify the frequency and regional distribution of the offering of the entrepreneurship discipline in Brazil; to ascertain the motivation of the librarianship courses for including entrepreneurship discipline in the educational curriculum. To carry out the research it was chosen the combination of the (survey) methods in order to identify Librarianship courses in Brazilian public universities the offers on their curricular the entrepreneurship discipline. In addition it was used together the documentary method to analyse of the educational projects and / or plans of discipline, along with the use of case studies to see how the offer is being conducted in the entrepreneurship discipline in the library science courses. To obtain these information it was adopt the technique of questionnaires together applied to the coordinators and /or professors of library science courses and also it was carried out interviews with teachers who teach the entrepreneurship discipline. Data analysis was carried out based on the integration of quantitative and qualitative approaches. The results showed that experiences with the offer of the entrepreneurship discipline of librarianship courses in in Brazilian public uiversities are still limited in number, but these experiments provide qualitative elements that can contribute to the advance of entrepreneurial training in the formation of the Brazilian librarian and ratify the importance of developing of new studies on entrepreneurship education.
Palavras-chave: Empreendedorismo – ensino da biblioteconomia
Empreendedorismo – bibliotecário
Bibliotecário – formação profissional
Entrepreneurship education in librarianship
Entrepreneurship - librarian
Librarian-training professional
CNPq: Ciência da Informação
País: brasil
Sigla da Instituição: ICI/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18669
Data do documento: 1-Mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-Gabriela Marinho2014.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.