Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18662
Tipo: Dissertação
Título: Percepções sobre o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Escola de Música e no IHAC/UFBA
Autor(es): Bezerra, Maria Helena
Autor(es): Bezerra, Maria Helena
Abstract: Os Bacharelados Interdisciplinares (BI) foram implantados na UFBA, em 2009, depois de a Universidade ter aderido ao Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Por se tratar de uma arquitetura baseada em ciclos, recente na UFBA, este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos professores, alunos e servidores técnico-administrativos acerca do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e o processo migratório tanto para área de concentração quanto para o Curso de Progressão Linear (CPL) em Música. Como metodologia, elegeu-se o estudo de caso; para a análise dos dados obtidos nas entrevistas, procedeu-se à análise de conteúdo segundo Bardin e Bauer & Gaskell, a partir de três eixos: Criação e Implantação dos Bacharelados Interdisciplinares; Avaliação acerca dos Bacharelados Interdisciplinares – categorias Afiliação e Informação e Orientação acadêmica; Fatores determinantes para escolhas do aluno – categorias Escolha pelo BI e CPL e Escolha pela área de concentração em Música. Para a contextualização da problemática, foram utilizadas a revisão documental e entrevistas semiestruturadas numa abordagem qualitativa, sob a ótica dos atores do quadro da Escola de Música (EMUS) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC). Os resultados apontaram para a preocupação quanto à definição do tipo de universidade que o Brasil pretende ter, pois até o presente momento existem sobreposições de propostas, sendo necessárias reformulações; aprimorar as informações e orientações prestadas aos alunos sobre o ingresso no BI e CPL, inclusive no que tange à prova de habilidade específica; a importância de o aluno de se afiliar e caminhar com autonomia. As escolhas pelo BI e CPL ainda sofrem influências de familiares e amigos, sendo necessário esclarecimento e disseminação da proposta junto àqueles que pensam ser o BI uma porta de acesso e não uma modalidade de formação.
Palavras-chave: Bacharelado Interdisiciplinar em Artes
Progressão Linear
Migração BI/CPLMusica
Escolhas
CNPq: Gestão, Formação e Universidade
País: Brasil
Sigla da Instituição: IHAC/EISU
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Estudos Interdisiciplinares Sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18662
Data do documento: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PARA RI.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.