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Title: (RE)ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE IBITITÁ
Authors: Silvia, Claudeci Mendes da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Almeida, Silvia Maria Leite de
Keywords: Políticas públicas;Intervenção;Formação;Reorganização curricular
Issue Date: 25-Feb-2016
Abstract: Silvia, C.M. (Re)organização curricular dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino do município de ibititá. Projeto de Intervenção (Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. RESUMO Este Projeto de Intervenção procurou investigar a configuração e organização dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino de Ibititá e propor um plano de (re)organização curricular. Por meio da fenomenologia hermenêutica buscou-se interpretar e compreender os fatos advindos da investigação teórica e de campo. Adotou como fonte de referências os depoimentos dos professores dos anos finais do ensino fundamental, através de questionário e grupo de discussão; os documentos institucionais; observação participante e o referencial teórico e metodológico. Discorre-se sobre o diagnostico da rede procurando compreender o impacto das políticas públicas de educação nacional para a rede no que se refere à organização dos anos finais do ensino fundamental, também investiga a forma de ingresso, a trajetória dos professores neste segmento e o percurso formativo por meio de implantação de políticas de formação. Para problematizar as informações levantadas no diagnóstico, o texto discute a articulação entre processos macro e microspolitícos; a construção dos saberes docentes e o cotidiano como espaço de formação, bem como a análise da legislação educacional brasileira. A pesquisa revelou a necessidade de uma proposta de intervenção para a rede que tenha como foco um plano de reestruturação dos anos finais do ensino fundamental a partir da tríade: (re)organização curricular, formação e legalização. A proposta foi sendo delineada desde o início da pesquisa e tomou uma forma mais detalhada no último capítulo quando ficou definido o desenho curricular e os pressupostos teóricos que inspiram a proposta. A proposta de intervenção define as possíveis etapas para sua implantação; o quadro curricular por meio de temas articuladores, numa perspectiva interdisciplinar e apresenta uma exemplificação a fim de dar mais clareza à proposta mostrando as possibilidades de implantação. Fica claro que a proposta não é um modelo para ser adotado literalmente, mas se apresenta como possibilidades para ser discutida e construída em processo.
Silvia, CM (curricular reorganization of the final years of elementary school in the municipal teaching Ibititá municipality Intervention Project (Professional Master of Education, Curriculum, languages and Pedagogical Innovations.) - Faculty of Education, Federal University of Bahia, Salvador, 2015. RESUME This intervention project aimed to investigate the setup and organization of the final years of elementary school Ibititá of the school system and propose a plan of (re) curricular organization. By hermeneutic phenomenology sought to interpret and understand the facts arising from the theoretical research and field. Adopted as a source of references to statements from teachers from the final years of elementary school, through questionnaires and focus group; institutional documents; participant observation and the theoretical and methodological framework. It talks about the diagnosis of the network seeking to understand the impact of public policies on national education for the network as regards the organization of the final years of primary school, also investigates the form of entry, the trajectory of the teachers in this segment and the route training through implementation of training policies. To discuss the information collected in the diagnosis, the text discusses the relationship between macro processes and microspolitícos; the construction of teaching knowledge and everyday as training space as well as the analysis of the Brazilian educational legislation. The survey revealed the need for an intervention proposal for the network that has focused on a restructuring plan the final years of elementary school from the triad: (re) curricular organization, training and legalization. The proposal has been outlined from the beginning of the study and took a more detailed way in the last chapter when it was decided the curriculum design and the theoretical assumptions that inspire proposal. The intervention proposal defines the possible steps for its implementation; the curricular framework by articulating themes, from an interdisciplinary perspective and presents an exemplification in order to give more clarity to the proposal showing the deployment possibilities. It is clear that the proposal is not a model to be adopted literally, but is presented as possibilities to be discussed and built in process.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18646
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