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Title: A presença da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na psicologia brasileira
Authors: Alencar, Helenira Fonsêca
???metadata.dc.contributor.advisor???: Coutinho, Denise Maria Barreto
Keywords: Interdisciplinaridade;Transdisciplinaridade;Psicologia;Estudos sobre a Universidade
Issue Date: 23-Feb-2016
Abstract: A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade vêm ganhando lugar de destaque na conjuntura científica contemporânea. As ciências, cada vez mais esfaceladas em suas especialidades, passam a solicitar integração entre diversos saberes para lidar com a tessitura dos problemas complexos da contemporaneidade. Esta investigação examina, sob a forma de artigos interdependentes, a presença discursiva das perspectivas inter e transdisciplinares na psicologia brasileira, com o objetivo de compreender como vêm sendo incorporadas na produção de conhecimento nessa área, em suas dimensões de saberes e práticas. À luz do referencial foucaultiano, busca-se examinar o que vem sendo feito e como vem sendo construída a psicologia produzida na universidade brasileira, com foco na produção de sua pós-graduação, sob a rubrica da inter-transdisciplinaridade. Para a consecução deste objetivo, desdobram-se os objetivos específicos: analisar a produção científica de artigos publicados em periódicos da área da psicologia que versam sobre os temas da inter e transdisciplinaridade em psicologia; examinar as teses e dissertações inter e transdisciplinares produzidas nos PPGs em psicologia e disponíveis no Banco de Teses da Capes; identificar a presença da inter e transdisciplinaridade em psicologia nos relatórios da avaliação trienal 2010-2012 dos programas da área; e apresentar uma proposta de superação de alguns impasses da psicologia, a partir do paradigma ecológico. A estratégia metodológica é o Estudo de Caso, tomando o modo de concretização da inter-transdisciplinaridade em psicologia na universidade brasileira como caso e a rede de programas de pós-graduação na área como locus. Na análise dos artigos científicos, observa-se que os discursos sobre a inter-transdisciplinaridade tomam contornos diferenciados a depender do contexto de sua emergência. Os PPGs da região Sudeste produzem a maior parte das teses e dissertações e esses trabalhos se concentram em programas de denominação genérica em Psicologia e, especificamente, em Psicologia Social. A maioria estabelece conexões com as Ciências da Saúde. Teses transdisciplinares evidenciam maior consistência teórica e metodológica que as interdisciplinares. A visão de ser humano na perspectiva ecológica pode ser uma saída para impasses enfrentados pela psicologia contemporânea, ao compreendê-lo como partícipe de uma complexidade humano-ambiental planetária e constituído de matéria, subjetividade, história e cultura.
Interdisciplinarity and transdisciplinarity are gaining a prominent place in contemporary scientific context. The sciences, increasingly fragmented in their specialties, start to require integration between diverse knowledge in order to deal with the fabric of complex contemporary problems. This research, in the form of interdependent articles, examines the discursive presence of inter and transdisciplinary perspectives in Brazilian psychology in order to understand how the two have been incorporated in the production of knowledge in this area, in its dimensions of knowledge and practices. Based on the foucaultian framework, we seek to examine what is being done and how psychology has been constructed in Brazilian universities, focusing on graduate-level research, under the rubric of inter-transdisciplinarity. In doing so, specific objectives unfold: analyze the scientific production of articles published in journals in the field of psychology that deal with the themes of inter- and transdisciplinary in psychology; examine inter- and transdisciplinary theses and dissertations produced in psychology graduate programs and available in the CAPES Theses Database; identify the presence of inter- and transdisciplinarity in psychology, on the 2010-2012 triennial evaluation reports of the field’s programs; present a proposal to overcome some of psychology’s impasses, following the ecological paradigm. The methodological strategy is Case Study, considering the realization of inter-transdisciplinary in psychology at the Brazilian university as the case, and the field’s graduate program network as the locus. By analyzing the scientific papers, we observed that the discourses on inter-transdisciplinary gain different outlines depending on the context of its emergence. The Southeastern graduate programs produce most of the theses and dissertations. These works cluster around generic designation programs in Psychology, specifically Social Psychology. Most of them tie in with the Health Sciences. Transdisciplinary theses show greater theoretical and methodological consistency than interdisciplinary ones. The concept of ‘human being’, from the ecological perspective, might be a way out of the impasses faced by contemporary psychology, since this concept acknowledges ‘human being’ as a participant in a planetary human-environmental complexity as well as a constitution of matter, subjectivity, history and culture.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18640
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