DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Arquitetura >
Trabalhos Apresentados em Eventos (Arquitetura) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18620

Title: De muquiranas, piratas e marinheiros a gays: o espaço dos homossexuais dentro do carnaval de Salvador nos últimos 25 anos
Authors: Campos, Márcio Correia
Keywords: Carnaval;Homossexualidade;Salvador;gay;Rua
Issue Date: 2010
Publisher: Departamento de Arquitetura e Urbanismo - EESC / USP
Citation: CAMPOS, Márcio Correia. De muquiranas, piratas e marinheiros a gays: o espaço homossexual dentro do carnaval de Salvador nos últimos 25 anos In: Anais do SILACC 2010: SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO CIDADE E CULTURA: NOVAS ESPACIALIDADES E TERRITORIALIDADES URBANAS (cd-rom). São Carlos: Universidade de Sao Paulo, 2010.
Abstract: A partir de uma transformação musical – marcada pela consolidação de um produto de consumo pop, a axé music – o carnaval de Salvador sofreu nas últimas duas décadas uma profunda alteração no seu caráter, que estabeleceu progressivamente novas relações entre os participantes da festa de rua, afastando-o do perfil de festa popular que ele havia adquirido entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos 70 do século passado. Nos últimos 25 anos, a explosão numérica do seu público e uma homogeneização de gostos e comportamentos dos seus participantes acompanharam uma série de inovações na utilização do espaço do carnaval, cujos traços mais importantes foram a sua expansão territorial e a corda ao redor dos blocos de trio elétrico que separa o público pagante do não-pagante. O presente trabalho busca demonstrar como, à margem da condução hegemônica deste processo, os homossexuais desenvolveram estratégias de apropriação do espaço capazes de influenciar o próprio carnaval da axé music e, para além do momento excepcional da festa, utilizá-las como um dinamizador das relações sociais cotidianas. Operando com uma inversão do modo de visibilidade do homossexual, e ao acompanhar o abandono geral das fantasias, a comunidade gay transformou a rua do carnaval em Salvador em lugar social de afirmação coletiva, agindo através de uma estratégia que conectou os espaços freqüentados pelos homossexuais no cotidiano com os da festa, o que, por outro ângulo, articulou a permanência do caráter de rua da festa em meio a uma tendência hegemônica em liquidá-lo.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18620
ISBN: 9788580230024
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Eventos (Arquitetura)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
carnaval e espaco gay em salvador 20100524 silacc.pdf216.77 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA