Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18610
Tipo: Dissertação
Título: Concepção e realização de uma interface hadware/software destinada à aquisição de sinais cardíacos utilizando tecnologia sem fio
Autor(es): Marques, Ednaldo Ferreira
Autor(es): Marques, Ednaldo Ferreira
Abstract: Neste trabalho apresenta-se a metodologia para concepção de equipamento para estudo da eletrofisiologia cardíaca, desenvolvendo uma interface de hardware/software capaz de adquirir, tratar e exibir os sinais biomédicos do coração. Requisitos de projeto como o baixo custo, a portabilidade, a compatibilidade eletromagnética e a isolação galvânica da rede elétrica foram estabelecidos, porém foram respeitadas todas as regras de ergonomia, amostragem, filtragem e padronização da representação gráfica do eletrocardiograma (ECG) visando atender as normas vigentes. Para tanto, uma breve introdução sobre a área de eletrocardiografia foi realizada, contextualizando o presente Trabalho. O sistema e composto por três subsistemas principais: um hardware microcontrolado que capta o sinal de três derivações de ECG através de eletrodos colocados na superfície do corpo do paciente e os transmite a um computador pessoal (PC) remoto por tecnologia sem fio (wireless); um firmware residente no núcleo do sistema, um DSP (Digital Signal Processor), responsável pelo gerenciamento do sistema, pelo calculo numérico e pelo processamento digital de sinais; e um software, escrito em linguagem C++ (sistema operacional Windows), executado no PC responsável pela visualização e padronização dos dados adquiridos. Este trabalho contempla também um estudo do protocolo Bluetooth, para a formação de redes wireless com os equipamentos desenvolvidos, com o objetivo de monitorar o comportamento cardíaco de vários pacientes em um único ponto de concentração.
Palavras-chave: Sinais biomédicos
Tele-medicina
Eletrocardiograma
Instrumentação eletrônica
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18610
Data do documento: 15-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertacaoMscEdnaldo.pdf17,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.