Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18598
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da eficiência de sistema combinado de lagoa de estabilização e wetlands construídos: estudo de caso do aterro sanitário de Vera Cruz - BA
Autor(es): Sandes, Luciano Ricardo Gomes
Autor(es): Sandes, Luciano Ricardo Gomes
Abstract: Esta pesquisa avaliou a eficiência do tratamento de lixiviado de aterro sanitário de Vera Cruz, ilha de Itaparica – BA, em termos de redução de carga orgânica e nutriente. O sistema combinado de tratamento constituiu-se de lagoa facultativa seguida de sistemas úmidos construídos utilizando como agentes, macrófitas enraizadas, taboa (família da Typhaceae) e a pirí, gramínea (família da Poaceae). O período observado foi os seis meses iniciais de operação. Foram avaliados os parametros de Demanda Bioquímica de Oxigênio (D.B.O), Demanda Química de Oxigênio (DQO), Nitrogênio e Fósforo. Obteve-se resultados de eficiência da ordem de 6,7 a 93,9 % para A DBO5 e percentuais relativamente baixos para DQO. A remoção de nitrogênio amoniacal, nitrito e nitrato ocorreram de forma mais significativa do que a DQO, com picos de eficiências de remoção da ordem de 80,9% para nitrogênio amoniacal. Na remoção de fósforo os resultados indicam que o processo mostrou-se ineficiente para o período estudado. Concluiu-se, portanto que com exceção do Fósforo, os resultados obtidos neste trabalho indicam que os wetlands construídos em combinação com lagoas facultativas apresentam bom potencial para assimilarem concentrações de substâncias orgânicas e nitrogênio em sistemas de tratamento de lixiviado de aterros sanitários.
Palavras-chave: Saneamento
Controle de poluição - equipamento e acessórios
Aterro sanitário - estudo de casos - Vera Cruz (BA)
Terras inundáveis
Recursos aquáticos
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18598
Data do documento: 11-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (MEAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Wetlands_pdf_Luciano_Sandes.pdfDissertação3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Planta_ Anexo G_ Wetlands_Luciano_Sandes.pdfPlanta anexo.207,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.