Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18584
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização do manitol como componente do perfusato da circulação extracorpórea em cirurgias cardiovasculares: revisão sistemática
Autor(es): Carneiro, James
Autor(es): Carneiro, James
Abstract: Entender a influência da composição da solução de perfusão utilizada na circulação extrecorpórea sobre o resultado pós-cirúrgico é um desafio para os cirurgiões cardiovasculares e médicos intensivistas há décadas. A compreensão acerca dos mecanismos de monitoramento de função renal durante o pós-cirúrgico mostra-se de grande importância na condução dos agravos comumente observados na unidade de terapia intensiva. Objetivo: Sistematizar os achados na literatura sobre os efeitos do uso do manitol como componente do perfusato da circulação extracorpórea na função renal, buscando compreender seu impacto sobre o funcionamento biológico no pós-cirúrgico. Método: Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura disponível em meio eletrônico (Pubmed, Lilacs e Scielo), utilizando a escala PRISMA, sem restrições quanto aos desenhos de estudo e ano de publicação, em publicações que contemplassem os descritores selecionados. Resultados:Não foram encontradas variações estatisticamente significantes em boa parte das variáveis em estudo nos pacientes submetidos a cirurgia cardiovascular com suporte circulatório extracorpóreo contendo manitol, em nenhum dos tempos cirúrgicos avaliados. Discussão: Os resultados mostram que o mecanismo sabidamente relacionado ao uso do manitol não soma benefício à sulução cristalóide padrão utilizada na composição do perfusato. Talvez esta resposta deva-se à multiplicidade de mecanismos de lesão renal associados ao procedimento cirúrgico. A indisponibilidade de variáveis de monitorização de função/lesão renal mais específicas para uso na prática clínica, certamente limita uma melhor compreensão dos mecanismos relacionados ao dano renal. Conclusões: Faz-se necessário um melhor entendimento acerca dos mecanismos relacionados à dinâmica circulatória promovida durante a intervenção cirúrgica, assim como a ampliação das possibilidades de monitoramento renal.
Palavras-chave: Manitol
Diuréticos osmóticos
Circulação extracorpórea
Cirurgia torácica
Insuficiência renal
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18584
Data do documento: 1-Fev-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
James Carneiro.pdf522,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.