Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18556
Tipo: Dissertação
Título: João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)
Autor(es): Baltieri, Rosana Rocha
Autor(es): Baltieri, Rosana Rocha
Abstract: Esta dissertação tem como objeto de estudo o restaurador – e também professor – João José Rescala, uma personalidade de grande importância para a consolidação da prática de restauração em obras artísticas na Bahia – e também em outros Estados do Brasil. Seu objetivo geral esteve relacionado à investigação dos avanços oferecidos por Rescala à restauração de obras artísticas sobre suportes policromados no contexto baiano, considerando sua atuação na prática institucional de restauração e no ensino da disciplina que implantou na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da qual preparou profissionais que vieram atuar nessa área. Os objetivos específicos visaram buscar os antecedentes da restauração na Bahia, mais especialmente entre os anos de 1920 e 1940; esclarecer a formação de Rescala como restaurador; estudar sua atuação no SPHAN e no IPHAN; verificar seu desempenho na formação de restauradores; levantar os métodos de restauro praticados por ele e identificar profissionais que ajudou a formar. Recorrendo ao método de análise e síntese, aproveitando documentos primários, bibliográficos, relatos orais e periódicos, a pesquisa se desenvolveu numa perspectiva histórica, pondo em relevo momentos importantes da trajetória artística de Rescala, responsáveis por colocá-lo numa nova direção: a restauração de obras de arte. Esta atividade, por sua vez, o levou a exercer o magistério na EBA - UFBA.
Palavras-chave: João José Rescala
Teoría, conservação e restauração da pintura
História da Arte
Rosana Baltieri
CNPq: Arte
Cultura
País: Brasil
Sigla da Instituição: EBA - UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18556
Data do documento: 29-Jan-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO JOSÉ RESCALA_Teoria, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador_1952-1980.pdf82,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.