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Title: A cultura profissional dos professores do Centro de Educação Básica da UEFS: saberes, poderes e autonomia
Authors: Santos, Cenilza Pereira dos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Fartes, Vera Lúcia Bueno
Keywords: Cultura Profissional;Formação de Professores;Trabalho Docente;Etnografia;Teoria Fundamentada em Dados
Issue Date: 29-Jan-2016
Abstract: RESUMO A pesquisa que originou esta tese teve como objetivo analisar a cultura profissional dos professores do Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, entendendo tal lugar a partir de sua organização enquanto grupo profissional. Propôs-se, ainda, a investigar as relações entre os profissionais em momentos de formação, especificamente nas reuniões de coordenação e em trabalho individual, como na sala dos professores, na perspectiva de identificar os elementos de sua cultura profissional. Teve como aporte teórico a cultura profissional de Caria (2012a; 2008; 2007; 2006; 2005), a socialização de Dubar (2005) e a modernidade de Giddens (1991), cujos conceitos impulsionam a refletir sobre a formação profissional e o percurso da profissionalização da docência no contexto da educação básica. Metodologicamente, constitui-se em uma investigação qualitativa de inspiração etnográfica (CARIA, 2013; ANGROSINO, 2009; CASTANHEDA, 2002; GOETZ e LECOMPTE; 1988). Os instrumentos de coleta de dados foram: a observação, a entrevista e o diário de campo. Como técnica de análise dos dados coletados foi utilizada a Teoria Fundamentada em Dados (TFD), a partir de Strauss e Corbin (2008) e Charmaz (2009), que tem como princípio dar ênfase ao fenômeno e ao processo, não tomando o ambiente como foco principal. A discussão dos dados fundamentada nessa concepção permitiu uma análise do grupo profissional, tendo como base as relações entre as professoras que apresentaram como elementos de sua cultura o saber, o poder e a autonomia; denominado de epistemologias da cultura profissional. Concluiu-se que a compreensão da cultura profissional dos professores tem uma importância singular no entendimento do trabalho docente, considerando que o grupo apresenta como fundamentos de sua cultura, o comprometimento e autonomia intelectual no desenvolvimento do trabalho docente de qualidade; esses aspectos são basilares da socialização entre professores iniciantes e os mais experientes. Além disso, evidencia uma relação de poder, denominado perito, que direciona várias ações dentro do grupo.
ABSTRACT The research that led to this thesis aimed to analyse the professional culture of teachers of the Basic Education Center at the State University of Feira de Santana-UEFS, understanding that place from its organization as a professional group. It also has been proposed to investigate the relationships between professionals in times of training, specifically in the coordination meetings and individual work, as in the teachers’ room, with a view to identify the elements of their professional culture. Hthe research has found, as theoretical contribution on the professional culture, the work of Caria (2012a; 2008; 2007; 2006; 2005), the socialization of Dubar (2005) and the modernity of Giddens (1991), whose concepts trigger to reflect on vocational training and the professionalization of the teaching in the context of basic education. Methodologically, this work is a qualitative ethnographic kind, inspired by the research of (CARIA, 2013; ANGROSINO, 2009; CASTANHEDA, 2002; GOETZ & LECOMPTE; 1988). The data collection instruments were: observation, interview and the field diary. As a technique of analysis of the data collected, it has been used the Grounded Theory in Data (GTD) by Strauss and Corbin (2008) and Charmaz (2009) which has, as its principle emphasis, the phenomenon and process, it does not take the environment as its main focus. The discussion of data, based on this conception, allowed an examination of the professional group, based on the relationships between teachers who pointed out to elements of their culture such as: the knowledge, the power and autonomy; those were called professional culture epistemologies. It was concluded that the understanding of teachers ' professional culture has a singular importance in the understanding of the teaching work, whereas the Group presents as foundations of its culture, commitment and intellectual autonomy in the development of the teaching work of quality; these are basic aspects of socialization between teachers who are beginners and those more experienced ones. In addition, it highlights a powerful relationship, a certain expertise which aims at various actions within the group. Keywords: Professional Culture. Teacher training. Teaching work. Ethnography. Grounded Theory in Data.
RESUMEN La investigación que condujo a esta tesis pretende analizar la cultura profesional de los profesores del centro de educación básica en la estatal Universidad de Feira de Santana- UEFS, comprendiendo un lugar de su organización al grupo profesional. Se propuso, investigando las relaciones entre los profesionales en los tiempos de formación, específicamente en las reuniones de coordinación y trabajo individual, al igual que en la sala de profesores, con el fin de identificar los elementos de su cultura profesional. Tenía como contribución teórica la cultura profesional de Caria (2012a 2008 2007; 2006; 2005), la socialización de Dubar (2005) y la modernidad de Giddens (1991), cuyo impulsos y conceptos reflexionan sobre la formación y la profesionalización de la enseñanza en el contexto de la educación básica. Metodológicamente, constituye una investigación cualitativa de inspiración etnográfica (CARIA, 2013; ANGROSINO, 2009; CASTANHEDA, 2002; GOETZ y LECOMPTE; 1988). Los instrumentos de cogida de datos fueron: observación, entrevista y el diario de campo. Como una técnica de análisis de los datos coleccionados se utilizó la teoría de base de datos (TFD) de Strauss y Corbin (2008) y Charmaz (2009) que tiene como énfasis de principio el fenómeno y proceso, no teniendo el ambiente como su foco principal. La discusión de datos fundados en este diseño permite un examen del grupo profesional, apoyado en las relaciones entre los profesores que presentaron como elementos de su cultura, el conocimiento, el poder y autonomía; se llama epistemologías de la cultura profesional. Se concluyó que la comprensión de la cultura profesional de los docentes tiene una singular importancia en la comprensión de la labor docente, mientras que el grupo presenta como fundamentos de su cultura, compromiso y autonomía intelectual en el desarrollo de la trabajo docente de calidad; Estos son los aspectos básicos de la socialización entre docentes más experimentos y los principiantes. Además, se destaca una relación de poder, llamada experto que dirige varias acciones dentro del grupo. Palabras-clave: Cultura profesional. Formación del profesorado. Trabajo docente. Etnografía. Teoría fundamentada en datos.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18555
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