Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18451
Tipo: Dissertação
Título: Isolamento e identificação molecular de bactérias redutoras de sulfato de amostras de água produzida em campo de petróleo
Autor(es): Rosário, Mila de Oliveira Hughes Veiga do
Autor(es): Rosário, Mila de Oliveira Hughes Veiga do
Abstract: As bactérias redutoras de sulfato (BRS) são microrganismos responsáveis por diversos problemas em sistemas de água em campos petrolíferos, acarretando em elevados prejuízos econômicos. A identificação das BRS relacionadas com processos de biocorrosão na indústria petrolífera é de extrema importância para a implementação de estratégias de detecção, controle e monitoramento destes microrganismos, permitindo tratamentos mais eficazes. O objetivo deste trabalho foi realizar a identificação molecular de bactérias redutoras de sulfato isoladas de amostras de água produzida de um campo de petróleo situado no Recôncavo Baiano (Brasil). Foram utilizadas 20 amostras, dentre elas um microrganismo de referência da espécie Desulfovibrio vulgaris (ATCC 29579). A análise das sequências amplificadas por PCR da região codificante para o rRNA 16S e para a enzima sulfito redutase (DSR) demonstrou ser imprescindível e promoveu uma avaliação mais detalhada das culturas principalmente nos casos de contaminação, permitindo a identificação de três espécies de BRS pertencentes ao gênero Desulfovibrio (Desulfovibrio dechloracetivorans, Desulfovibrio alaskensis e Desulfovibrio vulgaris) e de uma bactéria redutora de enxofre Thermovirga lienii. O estudo contribuiu para o aumento de informações no banco de dados acerca das BRS, principalmente das sequências de DSR, fornecendo sequências da enzima sulfito redutase pertencentes às bactérias Desulfovibrio dechloracetivorans, e Desulfovibrio alaskensis, não encontradas durante a análise no GenBank do BLAST (NCBI).
Palavras-chave: Bactérias redutoras de sulfato
Petróleo
DSR
rRNA16S
Reação em cadeia da polimerase
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Biotecnologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18451
Data do documento: 8-Jan-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_ Mila de Oliveira Hughes Veiga do Rosário.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.