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Tipo: Tese
Título: Educação integral e atividades esportivas: uma análise sobre a inserção dos esportes em uma política pública.
Autor(es): Blatt, Claudete Rejane
Autor(es): Blatt, Claudete Rejane
Abstract: As atividades esportivas são componentes intrínsecos na construção de um modelo de educação integral no Brasil e elas estão inseridas no Programa Mais Educação. O objetivo deste estudo foi identificar se as práticas esportivas se apresentam incorporadas e executadas conforme projeto político-pedagógico da escola e se atendem aos objetivos do programa nas Escolas da Rede Municipal de Salvador. A pesquisa foi ancorada na abordagem do ciclo de políticas - dos contextos de influência, produção de texto e da prática, nas escolas municipais de Salvador, no ano de 2014. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários e processados em um programa estatístico, onde foram avaliados por dimensões definidas como o projeto político- pedagógico das escolas analisadas, a formação do gestor e do monitor, as práticas esportivas e os espaços físicos utilizados para a realização destas. As atividades esportivas foram o macrocampo com maior número de oferta nas escolas investigadas, mas estas não apresentavam a infraestrutura física para desenvolver as modalidades propostas pelo programa. Tais modalidades aconteciam sem organização didático-pedagógica, apresentando-se apenas como atividade de entretenimento após a jornada escolar obrigatória, funcionando os monitores como cuidadores. Portanto, a escola acaba por exercer a função social do estado de cuidar e proteger as crianças. O discurso ideológico presente nos programas e políticas de inserção social, mediante as atividades esportivas desenvolvidas no Programa Mais Educação as reconhece como um canal de socialização positivo ou de inclusão social distinguindo a importância dessas na formação da criança. É preciso assumir essa positividade das práticas esportivas nos projetos das escolas, possibilitando aos sujeitos atendidos pelo programa oportunidades de experimentar, praticar e desenvolver hábitos saudáveis através da execução das atividades físicas por meio dos esportes.
ABSTRACT Sporting activities are intrinsic components in building a comprehensive education model in Brazil and they are inserted in the More Education Program. The aim of this study was to identify whether the sports activities present incorporated and implemented as school political-pedagogical project and meet the program objectives in the School of the Salvador Municipal Network. The research was anchored in the policy cycle approach - the influence of contexts, text production and practice in public schools in Salvador, in the year 2014. Data were collected through interviews and questionnaires and processed in a statistical program where they were analyzed dimensions defined as the political-pedagogical project of the analyzed schools, training manager and the monitor, sports practices and physical spaces used for the realization of these. Sports activities were macrocampo with more supply in the analyzed schools, but these did not have the physical infrastructure to develop the modalities proposed by the program. Such modalities happened without didactic-pedagogic organization, appearing only as a leisure activity after the compulsory school day, working monitors as caregivers. Therefore, the school turns out to exercise the state's social function to care for and protect children. The ideological discourse present in the programs and policies of social integration through sports activities in the More Education Program recognizes them as a positive socialization channel or social inclusion distinguishing the importance of the child's education. We need to take this positivity of sports practices in projects of schools, allowing the subjects enrolled in the program opportunities to experience, practice and develop healthy habits by implementing the physical activity through sports.
Palavras-chave: Educação integral
Atividades esportivas
Educação
Integral education
Sports activities
Education
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18445
Data do documento: 7-Jan-2016
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