Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18363
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adesão as intervenções terapêuticas na hipertensão arterial centradas na atenção primária: revisão de literatura
Autor(es): Brito, Fabielle de Oliveira Rocha de
Autor(es): Brito, Fabielle de Oliveira Rocha de
Abstract: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura do tipo “scoping review” acerca da adesão terapêutica de portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no âmbito da Atenção Primária à Saúde. A hipertensão arterial é uma doença crônica não transmissível, de grande morbi-mortalidade no Brasil e no mundo. Embora se tenha um arsenal relativamente grande de drogas para o seu controle, o tratamento baseado em medidas medicamentosas e não medicamentosas, muitas vezes não surte grandes efeitos, levando a sérias complicações clínicas e custos financeiros elevados. A adesão ao tratamento é de grande importância para se atingir resultados positivos no controle da HA e tem sido foco de muitos estudos. Objetiva-se com este trabalho sistematizar as intervenções sobre a adesão à terapêutica anti-hipertensiva, seja ela medicamentosa e não-medicamentosa, realizadas na Atenção Primária. Foram utilizados estudos encontrados nas bases de dados Pubmed e SciELO sem restrições quanto aos desenhos de estudo e ano de publicação e que contemplassem as palavras chaves: hipertensão arterial, adesão ao tratamento e atenção primária à saúde. Foram encontrados 2.642 artigos, sendo ao final, selecionados 15 de acordo com os critérios de inclusão adotados. Os resultados sugerem que não existem estratégias ideais para lidar com não adesão terapêutica na hipertensão, as intervenções devem ser ponderadas de acordo o contexto social. Estratégias educativas e comportamentais foram as intervenções mais estudadas e demonstram boa eficácia. Trabalho multidisciplinar foi mais eficiente do que estratégias aplicadas por profissional de uma única profissão. A visita domiciliar pode facilitar a implementação de intervenções para melhorar a adesão. Estratégias de melhoria da adesão ao tratamento da hipertensão baseadas na entrega de materiais educativos ainda necessitam de maiores estudos para verificar sua eficácia. Uso de ligações telefônicas e de meios eletrônicos não demonstram sozinhos, impactos na adesão. Intervenções que visam melhorar adesão a anti-hipertensivos e antidepressivos em pacientes com ambas morbidades mostram bons resultados.
Palavras-chave: Hipertensão
Adesão à medicação
Atenção primária à saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18363
Data do documento: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabielle de Oliveira Rocha de Brito Copy.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.