Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18356
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Resultados do tratamento cirúrgico da mediastinite pós esternotomia em cirurgia cardiovascular em um hospital de referência de Salvador – Bahia
Autor(es): Nascimento, Thamilli Campos
Autor(es): Nascimento, Thamilli Campos
Abstract: RESULTADOS DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DA MEDIASTINITE PÓS- ESTERNOTOMIA EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE SALVADOR - BAHIA. A mediastinite é definida como uma infecção e/ou inflamação do tecido comum no mediastino, associada à osteomielite do esterno, com ou sem instabilidade. Estima-se que aproximadamente 2% dos pacientes que são submetidos à esternotomia mediana cursam com esta complicação. Apesar da baixa taxa de ocorrência a mediastinite é uma das complicações mais sérias desta via de Objetivo: acesso em cirurgias cardíaca, com alta taxa de letalidade. avaliar morbimortalidade de paciente com mediastinite pós-esternotomia para cirurgia cardiovascular. Métodos: foram analisados os prontuários de 35 pacientes submetidos à esternotomia mediana para cirurgia cardíaca entre 2009 e 2012, que apresentaram mediastinites pós operatória no Hospital Ana Nery de Salvador - BA. Foram utilizados os testes F Fisher e Mann Whitney U para análise estatística. Trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética Médica do hospital. Resultados: a partir da análise dos prontuários, observamos que a maioria eram de pacientes do sexo masculino (61,5%), 84,6% tinham comorbidades, tais como hipertensão arterial (62,9%), diabetes (14,3%) , acidente vascular cerebral (5,7%) e infarto agudo do miocárdio (14,3%). 17,1% dos pacientes com mediatinite foram a óbito, entre estes 66,7% do sexo masculino, a mediana da idade foi de 71 anos, 50% eram tabagistas e 83,3% tinham hipertensão arterial. Discussão: entre as variáveis analisadas e, que possivelmente, influenciariam na mortalidade entre pacientes com mediastinite, nenhuma foi estatisticamente sifnificantes, ou seja, obteve P<0,005, devido ao pequeno numero da amostra. Conclusões: o estudo não foi conclusivo, pois não foi possível definir com certeza, quais fatores influenciam na mortalidade dos pacientes com mediatinite. Com isso, estudos posteriores serão necessários.
Palavras-chave: Mediastinite
Cirurgia cardíaca
Esternotomia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18356
Data do documento: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thamilli Campos Nascimento.pdf614,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.