Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18353
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos terapêuticos da produção artística para a reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Correia, Pedro Rocha
Autor(es): Correia, Pedro Rocha
Abstract: EFEITOS TERAPÊUTICOS DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA PARA A REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DE PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Introdução: atividades criativas vem sendo utilizadas como recurso terapêutico para portadores de transtornos psíquicos no Brasil e no mundo e há um corpo de literatura crescente sobre o impacto das artes na saúde mental. Há a necessidade de se complementar os resultados de estudos quantitativos já publicados com dados qualitativos que levem em consideração a experiência dos sujeitos com essas práticas e o modelo conceitual do recovery na reabilitação. Objetivo: revisar os dados qualitativos disponíveis na literatura sobre os efeitos da produção de arte como recurso terapêutico no campo da saúde mental. Metodologia: foram pesquisadas as bases de dados PubMed, LILACS e SciELO e selecionados estudos de metodologia qualitativa sobre o tema, publicados em inglês ou português, entre 2000 e 2013. Os resultados foram categorizados a partir do método da análise de conteúdo, criando categorias de análise que representam as diferentes dimensões dos efeitos encontrados. Resultados: 28 artigos foram revisados, sendo estes trabalhos exploratórios de natureza qualitativa, relatos de experiência e relatos ou séries de casos. As artes plásticas foram a modalidade artística mais frequente nos estudos revisados. A metodologia predominante de avaliação de efeitos foram as entrevistas, realizadas na maior parte dos artigos em uma única ocasião. Oito categorias de análise foram construídas a partir dos efeitos descritos: empoderamento, sociabilidade, minimização de aspectos negativos da doença mental, expressividade, revisão da identidade, reconquista da esperança, ampliação de competências pessoais e concretização de planos. Dentre estas, "empoderamento" foi a categoria mais frequente nos artigos revisados. Discussão: foram demonstrados benefícios para aspectos importantes do processo de reabilitação dos sujeitos, como o alívio de sentimentos negativos, o empoderamento e a reinserção social, que contemplam muitos dos princípios do recovery. A perspectiva dos usuários foi levada em consideração na maioria dos artigos e efeitos negativos foram descritos pontualmente, o que, entre outros aspectos, evidencia a necessidade de se discutir os riscos e desafios das práticas investigadas. Conclusão: a arte possui um potencial terapêutico significativo para a reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos psíquicos, podendo funcionar como um recurso valioso no cenário atual de desafios para o cuidado na saúde mental.
Palavras-chave: Terapia pela arte
Saúde mental
Transtornos mentais
Reabilitação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18353
Data do documento: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Rocha Correia.pdf612,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.