Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18351
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Potencial de malignidade dos pólipos endometriais em mulheres na pós-menopausa em centro de referência de oncologia do estado da Bahia, Brasil
Autor(es): Braz, Monique Brito
Autor(es): Braz, Monique Brito
Abstract: POTENCIAL DE MALIGNIDADE DOS PÓLIPOS ENDOMETRIAIS EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA EM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ONCOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL. Introdução: Os pólipos endometriais são neoformações da camada basal do endométrio e resultam de uma hiperplasia focal. Estima-se que sua prevalência esteja em torno de 25 a 30 % na população feminina, sendo maior nas mulheres pósmenopausadas. Método: Estudo do tipo corte transversal retrospectivo, que visa estudar pacientes no período da pós-menopausa com diagnóstico anátomopatológico de pólipo endometrial maligno e pré-maligno, que foram atendidas no Ambulatório de Ginecologia do Centro Estadual de Oncologia (CICAN) durante o período de 2009 a 2013. Foram coletados dados por meio da revisão de prontuários e, dentre as variáveis analisadas no estudo constam: faixa etária, etnia, uso de reposição hormonal, antecedentes pessoais, antecedentes gineco-obstétricos, presença ou ausência de sintomas e análise de exames complementares. Resultados: Dentre a amostra de 73 pacientes com pólipos não benignos 44 (60,3%) sintomáticas, 43 (58,9%) eram hipertensas, , 30 (41,1%) com alta multiparidade. Desta amostra, 35 pacientes apresentavam pólipos malignos, com 8 adenocarcinomas tipo endometrióide bem diferenciado, e 38 pacientes com lesões precursoras nos pólipos, destas a mais prevalente com 17 casos foi hiperplasias simples sem atipias. Discussão: A taxa de malignidade e de pré-malignidade encontrada no estudo está dentro do intervalo encontrado na literatura. E o sintoma mais frequente na amostra foi sangramento uterino, presente em mais da metade dos casos de pólipos malignos e pré-malignos, representando um importante sintoma de malignidade. Conclusões: A taxa de malignidade em pólipos endometrias em mulheres na pós-menopausa encontrada no estudo foi de 2,24 % , com perfil clínico da amostra com: 60,31% sintomáticas, idade média de 63,12 anos e 58,9 % eram hipertensas.
Palavras-chave: Pólipo endometrial
Endométrio
Malignidade
Pós - menopausa
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18351
Data do documento: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monique Brito Braz.pdf481,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.