Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18342
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Lugares esquecidos: Duas experiências com o ensino do teatro a partir da apropriação de espaços não convencionais para a cena
Autor(es): Santos, André Silva dos
Autor(es): Santos, André Silva dos
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso refere-se a um estudo teórico-prático, desenvolvido a partir de duas experiências artístico-pedagógicas no estágio curricular do V semestre com alunos do Colégio Estadual Odorico Tavares e na Escola de Teatro da UFBA e suas extensões, durante a oficina Espaços Criativos, com um grupo de pessoas de diferentes faixas etárias, que gerou a mostra Uma Doce Lembrança apresentada no Teatro Martim Gonçalves. Faz-se presente neste trabalho abordagens sobre a evolução do espaço teatral desde o seu surgimento na Grécia, tendo como referências Luiz Cláudio Cajaíba e Raimundo Matos Leão. Outros autores como Marcos Bulhões Martins e Patrice Pavis estão presentes em algumas abordagens sobre os tipos de espaço. Ainda é tratado sobre a imagem do espaço teatral contemporâneo, suas influências e origens, traçando grupos que adotam em seus trabalhos tais características. Procura-se relacionar a prática teatral contemporânea ao teatro exercido nas escolas, com enfoque nas estratégias pensadas por muitos professores diante das dificuldades encontradas nas estruturas físicas destas instituições, tomando como exemplo a apropriação de outros espaços além da sala de aula convencional. Para as práticas teatrais realizadas nos dois momentos foi adotada uma metodologia baseada, principalmente, nas obras de Viola Spolin, no que diz respeito à improvisação para o teatro, e diários de bordo que foram criados durante aulas na ETUFBA e fora dela.
Palavras-chave: Espaço cênico
Espaço teatral
Improvisação
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18342
Data do documento: 4-Dez-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Teatro - André Silva dos Santos.pdf3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.