Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18281
Tipo: | Tese |
Título: | Escrita acadêmico-científica: a labuta com signos e significações |
Autor(es): | Silva, Obdália Santana Ferraz |
Autor(es): | Silva, Obdália Santana Ferraz |
Abstract: | Este estudo se insere no campo das discussões teóricas sobre a escrita
acadêmico-científica, propondo uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica que
alicerça o processo de produção textual no curso de Letras Vernáculas do Campus
XIV-UNEB. Teve como objetivos analisar tais práticas a fim de compreender as
concepções de linguagem e escrita, a partir das quais se estruturam as produções
cientificas nesse curso; identificar, pelos recortes discursivos, a concepção e o
lugar da escrita, como constituição da autoria, nas práticas p edagógicas dos
professores e no cotidiano acadêmico dos alunos. Em termos teóricos, esta
pesquisa está alicerçada na perspectiva da linguagem como processo interativo,
social e histórico, ação dialógica (BAKHTIN, 2003; 2004) e mediadora entre sujeito
e história (VYGOSTSKY, 1998; 2005); nas contribuições da Análise de Discurso
Francesa (ADF), para tratar da escrita como exercício de autoria, autor como
sujeito que produz um lugar de interpretação, discurso como prática política, lugar
de debate, interdiscurso, conflito e confronto de sentido (ORLANDI, 1998; 2004;
2005a; 2005b; 2006a; 2006b; 2006c e PÊCHEUX, 1990; 1995; 2006; 2007). Os
estudos de Foucault (1972; 1992; 2005), nos aspectos em que suas ideias
coadunam com as da ADF, foram de suma importância para a discussão sobre
formação discursiva. Importante se fez o diálogo com o campo da linguística
textual, para tratar do texto como lugar de interação, no qual leitor e autor são
sujeitos ativos, de contextos socioculturais específicos (GERALDI, 1997; 2006;
KLEIMAN, 1999, 2000; KOCH, 2002; 2003). Em termos metodológicos, funda-se
na abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, como caminho de
investigação, e nas contribuições da ADF, para interpretação do corpus de análise.
A análise dos recortes discursivos mostrou que a escrita acadêmico -científica, no
referido curso, constitui um processo aligeirado, exercido na pressão do
cumprimento do prazo para entrega e avaliação quantitativa, em meio a um
número considerável de seminários a realizar e de leituras a fazer, configurando-se
mais como um produto. Cada proposta de escrita é comprimida entre outras tantas
solicitadas pelos professores, a cada semestre; a reescrita, a reflexão e a
compreensão sobre o que se escreve, praticamente, não têm espaço na
academia; apesar de um componente denominado SIP constituir um avanço, no
sentido de levar o aluno a se interessar por uma atividade de escrita mais
elaborada para socializar com os pares e professores, ainda constitui apenas mais
uma tarefa do currículo, na qual está em jogo a avaliação, culminando na nota, que
move o interesse dos alunos. Os resultados permitiram concluir que a produção do
texto acadêmico-científico precisa transmutar-se de simulacro de uma escrita para
atender apenas à demanda do professor e dos conteúdos da disciplina para uma
proposta em que o aluno de Letras Vernáculas vivencie processos de escritainscrição, os quais lhe possibilite materializar seus conhecimentos pelo ato de
escrever como atividade de dimensão crítica, através da qual, pelo ato de
interpretação e produção, ele possa experimentar a pluralidade de significações
que o situe frente ao saber-fazer, saber-ser, saber-dizer, com a finalidade de
contribuir para sua formação como professor de língua materna ABSTRACT This study inserts itself in the field of theoretical discussions on academic-scientific writing, and proposes a critical reflexion on the pedagogical praxis that serves as basis for the process of text production at the Letters Course at the State University of Bahia – Campus XIV. The study had as its objectives: the analysis of such practices in order to understand the conceptions of language and writing from which originate the scientific productions at this course; the identification, through discursive parts, of the conception and the place of writing, as the constitution of authorship, in the pedagogical practices of Professors and in the academic routine of the students. In theoretical terms, this research is based on the perspective of language as an interactive, social and historical process, as a dialogical action ((BAKHTIN, 2003; 2004) and as mediator between subject and History (VYGOSTSKY, 1998; 2005); it is also based on the contributions of the French Discourse Analysis (FDA), to deal with writing as an exercise of authorship, in which the author, as a subject, produces an interpretation place, discourse is a political practice, a place for debate, Interdiscourse, conflict and confrontation of meaning. (ORLANDI, 1998; 2004; 2005a; 2005b; 2006a; 2006b; 2006c e PÊCHEUX, 1990; 1995; 2006; 2007). The studies of Foucault (1972; 1992; 2005) in the aspects that the ideas of this author relate with those of FDA, were extremely important for the discussion on discursive formation. Also important was the dialog with the field of Textual Linguistics, to see the text as a place of interaction in which reader and author are active subjects of specific social and cultural contexts. (GERALDI, 1997; 2006; KLEIMAN, 1999, 2000; KOCH, 2002; 2003). In methodological terms, the study is founded on the qualitative approach, of ethnographic inspiration as a way for investigation and in the contributions of FDA for the interpretation of the corpus. The analysis of the discursive parts showed that the academic-scientific writing, in the referred course, is a quickened process, done under the pressure of deadlines and quantitative exams, in the middle of a substantial number of Seminars to present and readings to do, configurating itself as a product. Each writing proposal is compressed between several others requested by the professors at each Semester; rewriting, reflexion and understanding about what is being written hardly have a place at the Academy. In spite of the fact that the Subject called SIP turned to be an advance, stimulating the students to grow an interest on a more elaborate writing activity, it still is one more Subject in the curriculum, in which evaluation is at play, reaching the grades, that move the students‘ interest. The results allowed to conclude that the production of the academic-scientific text needs to transmutate from simulacrum of a writing made only to answer to the professor‘s demands and the subjects‘ contents to a new proposition. In that proposition, the Letters Course student could live processes of inscription-writing, materializing knowledge through the act of writing as an activity of critical dimension, through which, in the act of interpretation and production, the student could experiment the plurality of meanings that place him/her in front of the know how-to do, know how-to be, know how-to say, contributing for the formation of the mother tongue teacher. |
Palavras-chave: | Escrita acadêmico-científica Autoria Discurso Análise de discurso Práxis pedagógica Academic-scientific writing Authorship Discourse Discourse analysis Pedagogical praxis |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18281 |
Data do documento: | 24-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese completa - versão final - definitiva.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.