Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18239
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prevalência de manifestações oftalmológicas em pacientes com psoríase atendidos no hospital universitário de Salvador (Bahia, Brasil)
Autor(es): Soares, Felipe Santana da Silva
Autor(es): Soares, Felipe Santana da Silva
Abstract: PREVALÊNCIA DE MANIFESTAÇÕES OFTALMOLÓGICAS EM PACIENTES COM PSORÍASE ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SALVADOR (BAHIA, BRASIL). Introdução: A Psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, de grande polimorfismo genético, imunomediada e caracterizada clinicamente por máculas, pápulas e placas eritêmato-descamativas, bem definidas, que podem surgir em diversas partes do corpo a depender do seu tipo clínico. Possui caráter recidivante e largo espectro de manifestações clínicas. A psoríase é classicamente associada à artrite psoriásica, uveíte, Doença de Crohn e distúrbios psiquiátricos. O envolvimento ocular, o qual pode acometer até cerca de 10% dos pacientes portadores de psoríase ainda não está totalmente elucidado pela literatura. Como consequência, pode haver uma subvalorização das queixas oftalmológicas dos portadores de psoríase, além de uma não associação entre queixas relativamente vagas, e a própria dermatose. Objetivos: Descrever a prevalência de manifestações oftalmológicas em adultos portadores de psoríase aténdidos no ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Professor Edgar Santos. Metodologia: O estudo é do tipo transversal, descritivo no seu objetivo primário e analítico no objetivo secundário. Resultados: Foram avaliados 130 pacientes. Os sintomas oculares mais frequentes foram ardência (33,8 %,), prurido (30,8%,), lacrimejamento(29,2%) e sensação de corpo estranho (26,9%), os quais estão relacionados a doenças da superfície ocular. Pelo menos um tipo de manifestação ocular foi observado em 118 individuos (90.75%) e destas as mais freqüentes foram disfunção de glândula de Meibomio (59.2%, n=77) e síndrome de olho seco (46.2%, n=60).Possuiam mais de uma doença ocular 108 pacientes (83,1%). Discussão: A frequência de manifestações oftalmológicas em pacientes portadores de psoríase, no nosso estudo, foi de 90,75% (n=118, p<0,05), possuindo 83,1% mais de um diagnóstico oftalmológico. Dentre esses, os mais frequentes foram disfunção da glândula Meibomiana (59,2%, n=77) e síndrome do olho seco (46,2%, n=60), confirmando o que estudos prévios mostraram sobre o impacto da psoríase na estabilidade do filme lacrimal e doenças da superfície ocular. Conclusão: A frequência de manifestações ofaltmológicas em pacientes com psoríase foi maior que a encontrada na população geral, sugerindo uma correlação desta doença com alterações oftalmológicas, em especial síndrome do olho seco e disfunção da glândula de Meibomio. Demonstrou-se associação estatística entre a dinsfunção da glândula de Meibomio e o PASI, uso de acitretina, coaltar, metrotrexate e ciclosporina.
Palavras-chave: Psoríase
Disfunção da glândula de Meibomio
Olho Seco
Artrite Psoriática
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18239
Data do documento: 19-Nov-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe Santana da Silva Soares.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.