Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18236
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do potencial terapêutico das células-tronco mesenquimais de medula óssea e do meio condicionado em modelo experimental de enfisema pulmonar
Autor(es): Santana Neta, Dulce de
Autor(es): Santana Neta, Dulce de
Abstract: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DAS CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS DE MEDULA ÓSSEA E DO MEIO CONDICIONADO EM MODELO EXPERIMENTAL DE ENFISEMA PULMONAR Introdução: O enfisema pulmonar (EP) é uma doença respiratória crônica associada a um processo inflamatório exacerbado em resposta a agentes tóxicos. A medicina regenerativa, através do transplante de células-tronco mesenquimais (MSCs) e do uso do meio condicionado (MC), tem apresentado avanços no reparo e regeneração tecidual. Objetivo: avaliar o potencial terapêutico das MSCs e do MC da cultura destas células na recuperação funcional e estrutural dos pulmões dos camundongos enfisematosos. Metodologia: 40 camundongos fêmeas C57BL/6 (Protocolo CEUA 016/2012) foram avaliados antes e após a indução do enfisema e posteriormente ao tramento, por eletrocardiografia, ecocardiografia e ergometria. Foi realizado análise morfométrica através da medida linear intersepto (Lm) e por análise microscópica das células inflamatórias. A investigação dos possíveis mecanismos de ação na regeneração tecidual foi feita por avaliação da expressão gênica. A presença de células fluorescentes no pulmão foi avaliada em microscópio com sistema de epifluorescência. Resultados: Antes da indução do enfisema, os camundongos foram capazes de percorrer 395,9 ± 15,82 m, após 28 dias os camundongos percorreram uma distância menor (252,4 ± 13,33 m; p<0,001). O tratamento com MSCs aumentou a capacidade de exercício (318,2 ± 26,96 m; p<0,001), bem como, com o uso do MC (344,45 ± 21,88 m; p<0,01). O que não foi observado no grupo que foi administrado salina (263,5 ± 26,58 m). Em relação à Lm, no grupo controle foi mensurado (27,96 ± 0,54 m), no grupo tratato com salina observou-se um aumento significativo dos espaços aéreos (46,80 ± 0,70 m; p<0,0001). A Lm foi reduzida (38,70 ± 0,44 m; p<0,0001) nos animais que receberam MSCs, observando-se o mesmo no grupo tratado com MC (33,75 ± 0,44 m; p<0,0001) A imunofluorescência revelou a presença de MSCs no tecido pulmonar. Conclusão: O tratamento com MSCs e MC compensou os efeitos funcionais deletérios do enfisema induzido por elastase, revertendo o alargamento da estrutura alveolar e promovendo a recuperação da capacidade de exercício, provavelmente devido a ação parácrina.
Palavras-chave: Enfisema pulmonar
Célula mesenquimal
Meio condicionado
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18236
Data do documento: 19-Nov-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dulce de Santana_Neta.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.