RI UFBA >
Escola de Enfermagem >
Artigos Publicados em Periódicos (Enfermagem) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1816
|
Title: | ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS |
Other Titles: | Revista Baiana de Enfermagem |
Authors: | Garcia, Carolina Pedroza de Carvalho Fagundes, Norma Carapiá |
Keywords: | Estágio curricular;Atenção básica à saúde;Enfermeira |
Issue Date: | 2008 |
Abstract: | O estudo buscou compreender o que expressam as aprendizagens referidas pelos estudantes como (re)construídas
no estágio curricular em espaços da atenção básica à saúde. Analisa-se a contribuição do estágio na formação das
estudantes de enfermagem para a atuação profissional nesse âmbito da atenção. Estudo exploratório de natureza
qualitativa. Para a coleta de dados foram realizados dois grupos focais, com a participação de 14 estudantes de duas
instituições públicas de ensino superior que estavam realizando o estágio curricular em rede básica, no período de
agosto e setembro de 2008, na cidade de Salvador (BA). Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. O
estudo revelou que o estágio proporcionou a (re)construção de aprendizagens significativas para a prática profissional
da enfermeira na rede básica, tais como: melhor compreensão da complexidade do trabalho nesse âmbito da atenção;
do planejamento de saúde; da tomada de decisão e maior embasamento para a prática clínica, sendo esta última a mais
enfatizada pelas estudantes. A análise evidenciou também limites do estágio curricular relacionados à desintegração
ensino-serviço; às poucas oportunidades de praticar o trabalho multiprofissional e intersetorial; ao pouco
entendimento sobre a vigilância à saúde, às ações de educação permanente em saúde e as ações de controle social. A
própria concepção de atenção básica, revelada nas falas das estudantes, nos documentos-base do estágio e no leque
de ações possibilitadas pelos campos de prática, mostrou-se muito restrita, constituindo-se em mais um limite para o
desenvolvimento do estágio, consequentemente, para o preparo da enfermeira para atuar na atenção básica à saúde. |
Description: | p. 11-22 |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1816 |
ISSN: | 2178-8650 |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (Enfermagem)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|