DSpace

RI UFBA >
Escola Politécnica >
Trabalhos Apresentados em Eventos (Escola Politécnica) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18094

Title: A Escola Politécnica da UFBA e a Assessoria de Segurança e Informação
Other Titles: POLYTECHNIC SCHOOL OF FEDERAL UNIVERSITY OF BAHIA AND THE SAFETY AND INFORMATION CONSULTANCY
Authors: Oliveira, Louise Anunciação Fonseca de Oliveira
Silveira, Anne Alves da
Keywords: Ditadura civil-militar;Acesso à informação;Assessoria de Segurança e Informação;Escola Politécnica;Universidade Federal da Bahia
Issue Date: Oct-2014
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Citation: OLIVEIRA, Louise Anunciação Fonseca de; SILVEIRA, Anne Alves; BORGES, Jussara. A Escola Politécnica da UFBA e a Assessoria de Segurança e Informação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 15, 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt5>. Acesso em: 03 ago. 2014.
Abstract: O intuito deste paper é o de apresentar a contribuição de uma intervenção arquivística junto às atas da Congregação e ofícios da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia para levantar informações sobre a repercussão da implantação da Assessoria Especial de Segurança e Informação na UFBA, durante o Golpe Militar de 1964, nessa unidade de ensino e subsidiar a atuação da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade. Esta Assessoria, criada no âmbito da Universidade Federal da Bahia, em 19 de novembro de 1972, e vinculada ao Sistema Nacional de Informação, tinha como objetivo levantar informações sobre discentes, docentes e funcionários da Universidade durante o período da ditadura militar. Por sua vez, a Comissão Milton Santos de Memória e Verdade, criada no âmbito da Universidade Federal da Bahia em 2013, tem como objetivo recolher os documentos e os depoimentos necessários para contar o que se passou no período da ditadura militar na UFBA, em termos de violações dos direitos humanos e das liberdades individuais. No presente estudo, o foco é a descrição arquivística e a respectiva informação gerada a partir desta para propiciar o acesso à informação. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, analisa os dados obtidos numa abordagem sócio-histórica, a fim de possibilitar sua inter-relação com o contexto social no qual estavam inseridos. Como resultado desta pesquisa, as ações dos atores envolvidos foram reconstituídas na busca de uma compreensão dos fatos ocorridos e da atuação da Escola Politécnica durante o período de atuação da Assessoria Especial de Segurança e Informação na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Description: Trabalho vinculado ao Programa Pense, Pesquise e Inove à UFBA (PROUFBA/2013), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA (PROPCI/UFBA).
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18094
http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt5
ISSN: 2177-3688
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Eventos (Escola Politécnica)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e a Assessoria de Segurança e Informação.pdf192.99 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA