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Title: Encruzilhadas e linhas de fuga da interatividade
Authors: Casnati Guberna, Ana María
???metadata.dc.contributor.advisor???: Galeffi, Dante Augusto
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Burnham, Teresinha Fróes
Keywords: Tecnologia da informação;Cibercultura;Aprendizagem;Cognição;Educação intercultural;Redes de informação
Issue Date: 15-Sep-2015
Abstract: A partir de 2007, Uruguai inaugura uma política de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC que apresenta três particularidades importantes: i) a universalidade na educação pública; ii) a distribuição de computadores para todos os estudantes de ensino fundamental e médio; iii) o livre acesso as TIC para todas as famílias do território. A aprendizagem mediada telematicamente não se restringe ao ambiente educativo porque também se promove sua inserção na vida cotidiana. Neste cenário, a Universidad de la República cria Flor de Ceibo (FDC), um projeto que tem dois objetivos fundamentais: i) contribuir à formação dos estudantes universitários comprometidos com a realidade do país e ii) colaborar com o desenvolvimento dessa política, gerando espaços inter/transdisciplinares de formação e intervenção. Confrontados com as atitudes de assombro, censura e uso puramente instrumental que as instituições educativas adotam com as TIC, se reconhece a necessidade de assumir o kamby como uma nova dimensão comunicativa. Distingue-se este fenômeno enfrentado ao desafio da atual tecnicidade mediática da cultura: a cibercultura na Abya Yala. O problema da investigação reside em identificar processos educativos em sintonia com a emergência do fenômeno nas relações com o saber e a construção do conhecimento. A tese desenvolve um agenciamento de Análise Cognitiva (AnCo) (integração de conhecimentos, saberes, práticas, percepções, funções, experiências) dos sujeitos em interatividade em ambientes multirreferenciais de aprendizagens com ênfase na criatividade e afetividade. A metodologia da pesquisa é análise de redes e etnopesquisa multirreferencial e multilocal. O fenômeno do kamby (em guarani leite que flui), que emerge no presente trabalho, se define como ação mediada que depende integramente da presença do outro e é acompanhado de duas características que derivam dela: a iniciativa e o desejo de inovação e a pluralidade que responde a socialidade do sujeito cognoscente. Considera-se a práxis nos ambientes multirreferenciais de aprendizagens mediados pelas TIC como finalidade da vida- com- sentido onde todas as atividades na socialidade atual resultam da confluência do ñoty (semear, cultivar em guarani - atividade que assegura a sobrevivência da espécie), o tembiapo (trabalho em guarani -atividade que se relaciona com a produção de realidades artificiais) e o apopy (ação em guarani- interação entre sujeitos cognoscentes). Ambos respondem a uma experiência com/passional onde as TIC geram maior complexidade e, no entanto, contribuem a modificar as formas de construir conhecimento e as relações com o saber para um sujeito intercultural que resiste e cria. Ao construir o agenciamento para AnCo se pretende relacionar a compreensão dos processos criativos na práxis de FDC observando certa opacidade legítima de um objeto processo que está sendo exposto. Porem, é possível reconhecer um poder personificado no conhecimento do ser, aberto e viável, uma aprendizagem singular do sujeito nos Ambientes Multirreferenciais de Aprendizagens em FDC. Esta singularidade é produtora e se acha motivada pelo conhecimento, valoriza a capacidade intrínseca do ser sendo, explorando a multiplicidade de possibilidades pela cooperação, transformando a existência em oportunidade de liberdade e autonomia solidária.
RESUMEN A partir de 2007, Uruguay implementa una política de Tecnología de la Información y Comunicación - TIC que presenta tres particularidades importantes: i) la universalidad en la educación pública; ii) la provisión de computadores para todos los estudiantes de enseñanza básica y media; iii) el libre acceso a las TIC para todas las familias del país. El aprendizaje mediado telemáticamente no se restringe al ambiente educativo porque también se promueve la inserción de la telemática en la vida cotidiana. En este escenario, la Universidad de la República crea Flor de Ceibo (FDC), un proyecto que tiene dos objetivos fundamentales :i) contribuir a la formación de los estudiantes universitarios comprometidos con la realidad del país y ii) colaborar con el desarrollo de esa política, generando espacios inter/ transdisciplinares de formación e intervención. Ante las actitudes de asombro, censura y uso puramente instrumental que las instituciones educativas adoptan con las TIC, se manifiesta la necesidad de asumir el kamby como nueva dimensión comunicativa. Se reconoce este fenómeno frente al desafío que exige lo que se puede denominar la actual tecnicidad mediática de la cultura: la cibercultura en la Abya Yala. El problema de la investigación reside en identificar procesos educativos en sintonía con la emergencia del fenómeno en las relaciones con el saber y la construcción del conocimiento. El trabajo desarrolla un agenciamiento de Análisis Cognitivo (AnCo) (integración de conocimientos, saberes, prácticas, percepciones, funciones, experiencias) de los sujetos en interactividad en ambientes multirreferenciales de aprendizaje con énfasis en la creatividad y afectividad. La metodología de investigación es el análisis de redes y la etnometodología multirreferencial y multilocal. El fenómeno del kamby (en guaraní leche que fluye) que emerge en el presente trabajo se conceptualiza como acción mediada que depende enteramente de la presencia del otro y se acompaña de dos características que derivan de la acción: la iniciativa o el deseo de innovación y la pluralidad que responde a la socialidad del sujeto cognoscente. Se considera la praxis en los ambientes multirreferenciales de aprendizaje mediados por las TIC como finalidad de la vida-con-sentido donde todas las actividades en la socialidad actual resultan de la confluencia del ñoty (sembrar, cultivar en guaraní -actividad que asegura la sobrevivencia de la especie), el tembiapo (trabajo en guaraní -actividad que se relaciona con la producción de realidades artificiales) y el apopy (acción en guaraní- interacción entre sujetos cognoscentes). Ambos responden a la experiencia com/pasional donde las TIC generan mayor complejidad y sin embargo contribuyen a modificar las formas de construir conocimiento y las relaciones con el saber para un sujeto intercultural que resiste y crea. Al construir el agenciamiento para AnCo se pretende relacionar la comprensión de los procesos creativos en la praxis de FDC observando cierta opacidad legítima de un objeto proceso complejo que está siendo recreado. Es posible reconocer un poder personificado en el conocimiento de ser, abierto y viable, un aprendizaje singular del sujeto en los Ambientes Multirreferenciales de Aprendizaje (AMA) en FDC. Esta singularidad es productora, está atravesada por el conocimiento, auto valoriza la capacidad intrínseca del ser siendo, explorando la multiplicidad de posibilidades mediante la cooperación, transformando la existencia en oportunidad de libertad y autonomía solidaria.
ABSTRACT Since 2007, Uruguay implemented a policy of Information and Communication Technology – ICT, that has three important features: i) the universality in public education; ii) provision of computers for all the students in primary and secondary school; iii) free Access to ICTs for all families of the country. Learning, electronically mediated, is not restricted to the educational environment because it also promotes the insertion of telematics in everyday life. In this scenario the Universidad de la República creates Flor de Ceibo (FDC), a project that has two main objectives: i) to contribute to the training of university students committed to the reality of the country and ii) to assist the development of that policy, generating inter/transdisciplinary training and intervention spaces. Given the attitudes of wonder, censorship and purely instrumental use that educational institutions adopt with the ICTs, the need to take the kamby manifests as a new communicative dimension. This phenomenon is recognized facing the challenge that demands what can be referred to the technical nature of today’s media: cyber culture in Abya Yala. The research problem is to identify educational processes in line with the emergence of the phenomenon in the relations with the knowledge and knowledge construction. The paper develops an agencement of Cognitive Analysis (AnCo) (knowledge integration knowledges, practices, perceptions, roles, experiences) of subjects in interactivity, in multireferential learning environments, with emphasis on creativity and affects. The research methodology is the network analysis, and multilocal and multireferential ethno research. The phenomenon of kamby (in Guarani milk flowing) that emerges in this study is conceptualized as mediated action that depends entirely on the presence of the other and is accompanied by two features derived from the action: the initiative or desire for innovation and the plurality that responds to the sociality of the knowing subject. Praxis is seen, in multireferential environments of learning mediated by the ICTs, as the purpose of life-with-sense where all the activities in the current sociality result of the confluence of the ñoty (to sow, to grow in Guarani – activity that ensures the survival of the species), the tembiapo (work in Guarani – activity that relates to the production of artificial realities), and the apopy (action in Guarani – interaction between cognitive subjects). Both respond to compassionate experience where ICTs generate greater complexity, but helping to change the ways to build knowledge and relationships with knowledge for an intercultural subject that resists and creates. In constructing the agencement for Anco we intend to link the understanding of creative processes in the practice of FDC, observing some legitimate opacity of an object, complex process that’s being recreated. It’s possible to recognize a power embodied in the knowledge of being, open and viable, a unique learning of the subject in the Learning Multireferencial Ambience (LMA). This singularity is a producer, is crossed by knowledge, self-values the inherent potential of the person being exploring the multiplicity of possibilities through cooperation transforming the existence in opportunity for freedom, autonomy and solidarity.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18056
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