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Title: Análise do processo de Formação dos “Atores” do Programa Nacional de Alimentação Escolar: Um estudo de caso sobre o CECANE-UFBA, 2009-2012.
Authors: Jesus Filho, Raimundo Manoel de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Teixeira, Carmen Fontes de Souza
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Freitas, Maria do Carmo Soares de
Keywords: Alimentação escolar;Formação de recursos humanos em saúde;Programa Nacional de Alimentação Escolar;Extensão Universitária;Políticas Públicas
Issue Date: 2-Sep-2015
Abstract: O Centro Colaborador de Alimentação do Nordeste - CECANE-UFBA é um Programa de Extensão e Pesquisa interdepartamental e multidisciplinar, executado pela Escola de Nutrição da UFBA, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC. Constitui-se em uma instância que articula a Universidade, a Comunidade Escolar e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, em uma relação parceira que tem como objetivo prestar apoio técnico e operacional aos estados e municípios na implementação da alimentação saudável nas escolas, incluindo a capacitação de profissionais de saúde e de educação, merendeiros, cantineiros, conselheiros de alimentação escolar e outros profissionais interessados. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de formação dos atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar implementado pelo CECANE, A metodologia incluiu revisão dos documentos elaborados no período. 2009-2012 e um estudo de caso acerca do processo de formação dos atores do PNAE em um município selecionado. A descrição do processo de elaboração deste projeto revelou a iniciativa do CECANE em obter recursos do FNDE para o desenvolvimento dessa proposta, bem como a capacidade de articulação de uma equipe gestora e técnica que envolveu centenas de gestores municipais dos estados da Bahia e de Sergipe visando a implementação do projeto. A análise dos documentos evidenciou que as metas propostas foram ultrapassadas, alcançando um total de 1732 participantes, entre nutricionistas, coordenadores pedagógicos, gestores municipais e conselheiros municipais da área de Educação. O estudo de caso revelou que, apesar da carga horária limitada (24h), os entrevistados foram unânimes em considerar o impacto positivo da formação, apontando melhorias tanto na gestão do programa no município, quando nas ações desenvolvidas nas unidades escolares, além do que, apontaram avanços na articulação intersetorial e na mobilização comunitária em torno do tema
The Northeast Power Collaborating Centre - CECANE-UFBA is an interdepartmental Outreach Program and Research and multidisciplinary, run by the Federal University of Bahia School of Nutrition, in partnership with the National Fund for Education Development - ENDF / MEC. It constitutes an instance that articulates the University, the School Community and PNAE - National School Feeding Program in a partner relationship that aims to provide "technical and operational support to states and municipalities in the implementation of healthy eating in schools, including the training of health and education professionals, merendeiros, cantineiros, school feeding counselors and other professionals interested." The objective of this study is to analyze the process of formation of the actors of the National School Feeding Programme implemented by the CECANE, The methodology included review of documents produced during the period. 2009-2012 and a case study on the process of training of PNAE actors in a selected city. The description of the preparation of this project has shown the initiative of CECANE getting FNDE resources for the development of this proposal and the joint capacity of a management and technical team that involved hundreds of municipal managers of the states of Bahia and Sergipe order project implementation. The analysis of the documents showed that the proposed targets were exceeded, reaching a total of 1732 people, including nutritionists, coordinators, municipal managers and municipal councilors Education Area. The case study revealed that, despite the limited hours (24h), respondents were unanimous in considering the positive impact of training, pointing improvements in both program management in the city, when the actions developed at schools, in addition, showed progress in intersectoral coordination and community mobilization around the theme.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18050
ISSN: Dissertação
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