Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18025
Tipo: Tese
Título: A vez da África?: o ensino da história africana em escolas públicas da Bahia
Autor(es): Borges, Jorgeval Andrade
Autor(es): Borges, Jorgeval Andrade
Abstract: Esta tese traz uma investigação da situação do ensino da história da África em escolas públicas baianas. A anáilse que é desenvolvida nesse trabalho se baseia na perspectiva dos professores que lecionam a disciplina História na rede pública estadual de ensino da Bahia. Através de depoimentos e reflexões feitas pelos referidos docentes com a utilização das técnicas de aplicação de questionários e debates realizados em grupos focais se vislubrou um quadro da situação do ensino de África na disciplina História na Educação Básica. Do mesmo modo, se apresenta elementos que são considerados favoráveis ou obstáculos para a inserção da história africana nas escolas. No corpo do trabalho se faz uma exposição da historiografia sobre a África e uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais relacionadas à temática dos estudos afro-brasileiros e africanos. Tais procedimentose serviram como auxílio para análises dos conteúdos da história africana que de fato estão sendo levados para as salas de aula nas escolas. Os resultados do trabalho levaram à formulaçaõ central de que a inserção da história da África nas escolas acontecem preponderantemente na forma de projetos sem, contudo, ser inserida nos planos das disciplinas escolares. A África que está inserida nas escolas públicas estudadas nessa pesquisa se apresenta em forma de projetos e dependente de ação voluntária dos educadores. A ideia central aponta a reflexão de que a dificuldade para uma implementação da África no curriculo escolar de forma apropriada se deve substancialmente à problemática da formaçaõ docente e ausência de ação organizada e sistematizada do poder público.
ABSTRACT This thesis brings a investigation of the Africa History teaching situation in Bahia public schools. The analysis developed in this paper is based in this paper is based in the teacher’s point of view who teach history subject in the state public school in Bahia. Through points and reflections made by mentioned teachers in focal groups showed the situation of teaching of African History subject in the Basic Education. In the same way, it’s shown elements which are considered favorable or obstacles to the inclusion in the Africa history at schools. In the paper it’s made an exposition of historiography about Africa and an analysis of National Curricula’s rules related to African-brazilians and Africans topics. Such proceedings served as aid to analysis of the contents of the paper results took to central elaboration of the including of Africa history at schools happen primery as projects noretheless be included in the plans of the school subjects. African which is included in the public schools studied in this research is presented as projects and depends on the teachers voluntary actions. The main idea takes to a reflection that the difficult for including Africa in the school schedule by the proper way is due substantially to the problematical of teacher studies and absent to organize and systematized action of public government.
Palavras-chave: Ensino de história
História da África
Historiografia
Educação
Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003
History teaching
Africa history
Historiography
Education
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18025
Data do documento: 11-Ago-2015
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado Jorgeval Borges.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.