Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17872
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Concordância do teste do monofilamento de acordo com a classificação da Universidade do Texas e do consenso internacional sobre pédiabético na identificação da perda de sensação protetora em diabéticos
Autor(es): Araújo, Jorge Edson Lima
Autor(es): Araújo, Jorge Edson Lima
Abstract: CONCORDÂNCIA DO TESTE DO MONOFILAMENTO DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO TEXAS E DO CONSENSO INTERNACIONAL SOBRE PÉ DIABÉTICO NA IDENTIFICAÇÃO DA PERDA DE SENSAÇÃO PROTETORA EM DIABÉTICOS. Introdução: O Teste do Monofilamento é um teste simples que detecta alterações na sensação do tato. Colabora na identificação de pacientes com risco de desenvolver ulcerações nos pés e ajuda a definir ou a adotar medidas preventivas para o aparecimento de lesões nos pés. Apesar de ser utilizado no cotidiano de muitos serviços de saúde, não há consenso em relação ao número de pontos de investigação. Objetivo: Avaliar a concordância do Teste do Monofilamento de Semmes-Weinstein 10g pela classificação da Universidade do Texas e pelo Consenso Internacional sobre Pé Diabético na identificação de perda de sensação protetora em pés de pacientes diabéticos. Métodos: Estudo descritivo que avaliou pacientes diabéticos do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Estado da Bahia. Foram estudadas as variáveis sexo, idade, escolaridade, tempo de diabetes, glicemia em jejum, presença de calosidades e amputações prévias em pés direito e esquerdo. Para avaliar a concordância entre os dois métodos de aplicação do monofilamento foi utilizado o teste Kappa. Resultados: Foram estudados 309 pacientes diabéticos com média de idade de 60 anos (± 9,2), sendo 65% do sexo feminino. A média de escolaridade foi de 6,7 anos (± 4,8) e a média do tempo de diabetes de 13,9 anos (± 8,0). A média de glicemia em jejum foi de 162 mg/dl (± 72,0) , sendo que 32,4% apresentavam calosidades em pés, 2,9% amputação prévia em pé direito e 3,6% amputação prévia em pé esquerdo. A concordância geral entre as classificações estudadas foi 0,704 ( Intervalo de confiança 95%: 0,602 - 0,806). As concordâncias para pés direito e esquerdo foram 0,739 IC95% (0,655; 0,823) e 0,63 IC95% (0,537; 0.724), respectivamente. Conclusões: A concordância entre as classificações foi substancial, mas existe variação entre os pés direito e esquerdo. Assim, é importante investigar ambos pés ao exame físico e endossar a necessidade de uma padronização do protocolo de realização do Teste do Monofilamento.
Palavras-chave: Teste do Monofilamento
Concordância
Neuropatia Diabética
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17872
Data do documento: 11-Jun-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge Edson de Lima Araújo Copy.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.