Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17610
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Características epidemiológicas de pacientes com bronquiolite viral aguda internados em UTI pediátrica de hospital privado em Salvador (Bahia, Brasil)
Autor(es): Nascimento, Saionara Maria Nunes
Autor(es): Nascimento, Saionara Maria Nunes
Abstract: CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DE PACIENTES COM BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA INTERNADOS EM UTI PEDIÁTRICA DE HOSPITAL PRIVADO EM SALVADOR (BAHIA, BRASIL). A bronquiolite é uma infecção de etiologia viral que acomete as vias aéreas inferiores de crianças e determina uma obstrução inflamatória. O Virus Sincicial Respiratório (VSR) é o maior agente responsável pelos casos de bronquiolite viral aguda (BVA). A maioria das crianças evolui com um resfriado comum, porém cerca de 25% pode apresentar complicações, necessidade de internação hospitalar e cuidados intensivos. O tratamento da BVA depende da gravidade da infecção. A maioria dos casos é autolimitada e deve apenas ser monitorada ambulatoriamente. A terapia hospitalar ainda não está bem definida, sugere-se uso de oxigenoterapia, hidratação, ventilação mecânica não invasiva, broncodilatadores, fisioterapia, terapia antiviral, entre outros. OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico de crianças com infecção viral do trato respiratório inferior, internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). METODOLOGIA: Estudo de corte transversal utilizando prontuários de pacientes com idade até 24 meses, com diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecção viral do trato respiratório inferior, internados em UTIP de um hospital privado em Salvador. RESULTADOS: Foram analisados prontuários de 117 pacientes. A média de idade foi 6,7 (±5,4) meses. A média do tempo de internação em UTIP foi 4,9 (±3,1) dias. Identificou-se comorbidades associadas em 24(20,5%) pacientes. Durante a internação 55(47%) pacientes evoluíram com complicações. Utilizou-se oxigenoterapia em 107(91,5%) pacientes. Foi necessário uso de ventilação mecânica invasiva em 4(3,4%) pacientes e ventilação mecânica não invasiva em 65(60,7%). Em 85(74,5%) pacientes foi identificado o VSR. DISCUSSÃO: Os internamentos por BVA representaram um alto percentual do total de internamentos na UTIP e obedeceram a um padrão sazonal coincidente com o período chuvoso. A despeito das recomendações da AAP para o diagnóstico e manejo da bronquiolite, verificamos uma elevada frequência na prescrição de antibióticos, corticoides e broncodilatadores. CONCLUSÕES: O VSR foi o principal agente etiológico identificado. Os casos VSR+ estão associados a um maior número de complicações. Os profissionais precisam ser melhor orientados quanto as recomendações diagnóstica e terapêuticas.
Palavras-chave: Vírus Sincicial Respiratório
Bronquiolite
Unidade de Terapia Intensiva
Epidemiologia
Crianças
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17610
Data do documento: 6-Mai-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saionara Maria Nunes Nascimento (1) Copy.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.