Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17551
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eficácia da metformina no tratamento da doença hepática gordurosa não C331 alcoólica em adultos: revisão sistemática da literatura
Autor(es): Carvalho, Luís Augusto Souza de
Autor(es): Carvalho, Luís Augusto Souza de
Abstract: A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é a maior causa de elevação assintomática de transaminases e corresponde à manifestação no fígado da síndrome metabólica, podendo evoluir para quadros graves. O tratamento dessa condição ainda é pouco específico. Envolve tanto mudanças no estilo de vida quanto uso de medicações inespecíficas e atualmente não há evidência científica suficiente para sugerir qual droga é mais eficaz. Objetivo: Avaliar a eficácia da metformina no tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica em adultos. Metodologia: Revisão sistemática da literatura de ensaios clínicos randomizados controlados na base de dados do PubMed que avaliem a eficácia da metformina no tratamento da DHGNA por meio de parâmetros objetivos. Resultados: Dos 12 artigos incluídos na revisão sistemática, em apenas um o uso da metformina associou-se à melhora da esteatose hepática à Ultrassonografia. Em três deles houve redução estatisticamente significante dos níveis de transaminases, enquanto em um deles o grupo tratado com Metformina mostrou melhora da esteatose hepática na análise histológica. Discussão: Analisados de acordo com o grupo controle, os estudos sugerem que metformina não é superior a placebo, pioglitazona ou dieta e atividade física para tratamento da DHGNA.Quando ocorre efeito benéfico após uso de metformina, este vem associado a perda importante do peso corpóreo. Conclusão: Não há atualmente dados suficientes para se concluir sobre a eficácia da metformina no tratamento da DHGNA. Mais trabalhos, com maior poder estatístico, são necessários para elucidação dessa questão.
Palavras-chave: Eficácia
Metformina
Fígado Gorduroso
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17551
Data do documento: 5-Mai-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luís Augusto Souza de Carvalho Copy.pdf472,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.