Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17250
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da produção de borracha natural dos pequenos produtores no município de Ituberá no período de 1996 a 2001
Autor(es): Silva, Renato Luis de Souza
Autor(es): Silva, Renato Luis de Souza
Abstract: O objetivo desta monografia é analisar a situação da produção de borracha natural proveniente dos agricultores familiares, no Estado da Bahia e em particular no município de Ituberá, que se destaca como segundo maior produtor na esfera estadual e de onde boa parte do que é produzido vem das pequenas propriedades. Atualmente a situação do município em termos de produção de borracha natural, assim como em toda Bahia não é satisfatória preocupando os agricultores que sobrevivem da cultura da seringueira. Essa situação dá-se pelo fim dos apoios concedidos para os avanços da heveicultura não só na Bahia como em todo o Brasil. hoje os plantios localizados em Ituberá são velhos e a produtividade é baixa, influenciando bastante a renda dos produtores familiares. As dificuldades enfrentadas pela classe são muitas, desde o crédito para a cultura a assistência técnica; aceso a clones produtivos e resistentes a pragas e doenças entre outros fatores importantes para o desenvolvimento dos plantios. Face a todos os problemas apresentados o sistema de consorcio é apresentado como a melhor alternativa para o pequeno heveicultor, viabilizando financiamentos, assistência e apoios públicos e privados para o setor, melhorando a produção no município de Ituberá e no Estado.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Borracha natural - Produção
Ituberá - Bahia - Extrativismo
CNPq: Economia agrária e dos recursos naturais
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17250
Data do documento: 23-Mar-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATO LUIS DE SOUZA SILVA.pdf17,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.