Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17090
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Utilização de metalotineínas como biomarcadores de contaminação por metais traços em bacia de Retenção de efluentes: avaliação da qualidade Hídrica para o reuso Indrustrial
Autor(es): Rodrigues, Igor Leonardo Pereira
Nascimento, Iracema Andrade
Rebelo, Mauro de Freitas
Wanick, Rodrigo Cunha
Autor(es): Rodrigues, Igor Leonardo Pereira
Nascimento, Iracema Andrade
Rebelo, Mauro de Freitas
Wanick, Rodrigo Cunha
Abstract: As atividades nos complexos industriais, geradoras de resíduos tóxicos, através das suas correntes inorgânicas que são direcionadas a bacias de contenção, podem atingir corpos hídricos naturais e gerar impactos. O uso de biomarcadores de exposição no embasamento de ações de controle e risco permite a detecção de impactos deletérios antes que sejam manifestados em níveis de populações ou comunidades. As metalotionéinas são biomarcadores que indicam a presença de metais traços no ambiente. Este trabalho visou avaliar a biodisponibilidade de metais traços na água e no sedimento de diferentes pontos das Bacias de Contenção do Complexo Básico do pólo Petroquímico de Camaçari-BA, utilizando como organismos-testes juvenis de Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus), para a comprovação da indução de metalotioneínas. As tilápias foram expostas à água proveniente de cinco pontos amostrais de duas bacias de contenção, bem como ao sedimento, por um período de 24 horas. Foram utilizadas cinco réplicas, para cada ponto de amostragem, além de um ponto controle. Os resultados indicaram a presença de metais traços em concentrações expressivas, em relação ao controle, salientando a eficiência destes biomarcadores na avaliação da qualidade hídrica para o reuso industrial.
Palavras-chave: Metalotioneinos
Biodisponibilidade
Metais traços
Bacias de Retenção de Efluentes
Oreochromis niloticus
Avaliação de corpo Hídricos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17090
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (LABIOMAR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13-Diálogos & Ciência ISSN1678-0493, v.1 p. 31-46, 2009.pdf6,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.