Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17088
Tipo: Tese
Título: Dois tempos da cultura escrita em latim no Brasil: o tempo da conservação e o tempo da produção - discursos, práticas, representações, proposta metodológica
Autor(es): Santos Sobrinho, José Amarante
Autor(es): Santos Sobrinho, José Amarante
Abstract: Este trabalho está focado em conceitos de diferentes disciplinas (com base na versão atual da Linguística Aplicada) para a produção de uma proposta metodológica para a aprendizagem do latim. Considerando o fim, é um projeto de proposição e aplicação didática; considerando os meios, é um projeto que dialoga com diferentes áreas (Psicologia cognitiva, Didática das Línguas Clássicas, História da Cultura Escrita no Brasil). Propôs-se uma incursão por aspectos ligados à história social do latim no Brasil, de forma a entender como se situa o latim enquanto língua de cultura e de estudo, razão pela qual pressupostos da História da Cultura Escrita foram basilares. O problema proposto pela tese direcionou o pesquisador, então, para duas frentes de trabalho: um esboço para uma história social do latim no Brasil (tempo da conservação) e, a partir desse entendimento situacional, um desenho de proposta metodológica materializada no Programa Latinitas: leitura de textos em língua latina (tempo da produção).
Palavras-chave: Latim no Brasil
Discursos
Práticas
Representações
Proposta metodológica
CNPq: Letras e Linguística
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17088
Data do documento: 6-Mar-2015
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.