Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17040
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diferenças nas medidas da raiz da aorta: avaliação através da impressão anatômica em 3D e das imagens virtuais em 2D e 3D
Autor(es): Carvalho, Ivan Souza de
Autor(es): Carvalho, Ivan Souza de
Abstract: Introdução: Procedimentos que envolvem remoção das coronárias, com posterior reimplantação das mesmas representam um alto grau de dificuldade técnica e consomem longos períodos. O desenvolvimento de um dispositivo de anastomose magnético poderia reduzir os mesmos. Para tanto, é necessário meios fidedignos de descrever a anatomia da aorta. Objetivo: Comparar aferições métricas realizadas em diferentes formatos de representação da raiz da aorta. Metodologia: As formas de representação anatômicas utilizadas para análise foram protótipos obtidos através de processo de fotopolimerização, arquivos DICOM oriundos de angiotomografias de coronárias, bem como, os arquivos CAD STL, vinculados ao processo de impressão. Foram feitas análises por dois observadores em dois momentos distintos. O estudo estatístico se deu através de análise de concordância pelo método de Bland-Altmam, de correlação pelo coeficiente de Pearson e de variância entre os grupos pelo teste de Turkey. Resultados e discussão: A análise de Bland-Altmam demonstrou maiores níveis de concordância intra e interobservador para as mensurações dos diâmetros da raiz da Aorta realizadas pelo método bidimensional (DICOM), com exceção do diâmetro da Aorta na junção ventrículo-arterial. Já a análise de variância dos métodos através do teste de Turkey demonstram que, quando se faz comparações referentes as medidas de segmentos lineares (distâncias), os resultados das aferições em modelo tridimensional (STL) tendem a se aproximar mais daqueles encontrados pelos protótipos. Conclusões: A descrição dos diâmetros em diferentes pontos da raiz da Aorta através do método DICOM dá-se de maneira satisfatória. Entretanto, o poder de análise de segmentos lineares deste trecho vascular por este método é insuficiente, sendo, para tanto, uma análise da superfície tridimensional o mais adequado.
Palavras-chave: Doenças da Aorta
Anastomose Cirúrgica
Ponte de Artéria Coronária
Imagem Tridimensional
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17040
Data do documento: 23-Fev-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivan Souza de Carvalho Copy.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.