Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17029
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da evolução da estrutura de mercado dos blocos de trio de Salvador/Ba no carnaval
Autor(es): Oliveira, Sérgio Alexander Souza de
Autor(es): Oliveira, Sérgio Alexander Souza de
Abstract: A partir da segunda metade dos anos 1980, o carnaval de Salvador passou a ser visto como um negócio estratégico pelos agentes que fazem parte desse imbricado movimento. Dentro deste espectro está arraigada a presença dos blocos de trio de Salvador/Ba como grandes empresas precursoras de um novo modo de gestão em um mercado até então ofuscado pelo predomínio do amadorismo. Com o fim desse amadorismo e o aumento da concorrência, os blocos passaram a traçar estratégias com o objetivo de criar vantagens competitivas aumentando assim o tamanho do seu mercado visando sempre um preço prêmio. O pressuposto deste trabalho é mostrar como, a partir de uma análise histórica, os blocos de trio de Salvador/Ba transitaram para o profissionalismo transformando-se em um vetor transformador do carnaval baiano.
Palavras-chave: Vantagem competitiva
Competitividade
Carnaval - Salvador (BA)
CNPq: Economia de serviços
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17029
Data do documento: 20-Fev-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÉRGIO ALEXANDER SOUZA DE OLIVEIRA.pdf25,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.