Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17011
Tipo: Dissertação
Título: Entre o sentir e o significar:significações de mediação pedagógica entre professoras do Programa de Alfabetização Pacto pela Educação
Autor(es): Vieira, Miliane de Lemos
Autor(es): Vieira, Miliane de Lemos
Abstract: Significado e sentido estabelecem uma íntima conexão, muitas vezes difícil de dissociar. Em um universo educacional em que a mediação pedagógica é um conceito extremamente complexo, pois além de ser estudada e vivenciada, esta passa pela dinâmica do planejamento. Diante dessa problemática, como acontece a compreensão das professoras frente a esse conceito? Quais os sentidos e significados que estas atribuem à mediação? A presente pesquisa, de natureza qualitativa, investiga como duas professoras do Programa Pacto pela Educação compreendem mediação pedagógica. Para isso, as anotações a partir da observação participante e as entrevistas foram os instrumentos mobilizadores utilizados para o recolhimento e a análise de dados, possibilitando a criação de categorias e subcategorias. Os caminhos apontados nesse trabalho, refletidos pela análise dos dados apresentam uma dimensão mais ampla entre sentidos e significados do que os marcos teóricos presentes na formação das professoras, antes e depois do Programa de Formação de Professores (Pacto) ao qual estavam vinculadas. As estratégias mediacionais apresentadas por ambas desdobram em procedimentos e atitudes que demarcam sentidos mediacionais que, algumas vezes, distoam dos conceitos de que fazem uso. Dessa forma, o reconhecimento dos sentidos e significados trazidos nos discursos e observações apontam para os campos conceituais, procedimentais e atitudinais como representações presentes nos discursos e na prática das colaboradoras desse estudo. Entre a teoria e a prática; entre o sentir e o significar, mais do que respostas, o presente trabalho aponta reflexões e, a partir dessas análises reflexivas, caminhos. Esses, por sua vez, trazem possibilidades entre o conhecer e o ser, esferas que merecem ser cuidadas no cenário educacional, sobretudo em políticas que propõem formação para aqueles que atuam direta ou indiretamente com ensino/aprendizagem.
ASTRACT Meaning and sense establish an intimate connection, often difficult to separate. In an educational world in which the mediation is an extremely complex concept, as well as being studied and applied, this include the dynamics of planning. Faced with this problem, as the understanding of teachers towards this concept? What are the meanings that they attach to the mediation? Through the ethnographic approach, this study investigates how two teachers of the Covenant Program for Education comprise pedagogical mediation. For this, the notes from participant observation and interviews were mobilizers instruments used for the collection and analysis of data, enabling the creation of categories and subcategories. The paths named in this work, reflected by analysis of the data shows a wider dimension between meanings of the theoretical frameworks in the training of teachers, before and after the Program for Teacher Education (Pact) to which they were linked. The mediational strategies presented by both unfold in procedures and attitudes that mark mediational senses which sometimes distoam of concepts that use. Thus, recognition of the senses and meanings brought in speeches and remarks reveal the conceptual, procedural and attitudinal fields as representations of the discourse and practice of this collaborative study. Between theory and practice; between feeling and meaning, rather than answers, this paper points and reflections from these reflective analysis, ways. These, in turn, bring possibilities between knowing and being, balls deserve to be cared for in the educational setting, especially in policies thatpropose training for those who work directly or indirectly with teaching / learning.
Palavras-chave: Professores alfabetizadores-formação
Significado (filosofia)
Ensino
Prática de ensino
Literacy teachers-training
Meaning (Philosophy)
Educacion
Teaching practice
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17011
Data do documento: 19-Fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdfArquivo Principal685,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Pré textual.pdfPré-textual166,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
pos_textual.pdfPó-textual407,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.