Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17008
Tipo: Dissertação
Título: A análise criminal e a criminologia ambiental no processo de construção de políticas públicas de segurança na Bahia: estudo de caso na cidade de Simões Filho
Autor(es): Adan, Adailton de Souza
Autor(es): Adan, Adailton de Souza
Abstract: A segurança pública vem sendo discutida em diversas esferas da sociedade brasileira, e, nessas discussões, a Bahia e, em contexto, o município de Simões Filho, tem se destacado por conta dos elevados índices da violência urbana e rural. Há vários anos a criminalidade vem evoluindo nestes locais tornando necessário que suas peculiaridades sejam entendidas mediante o uso das tecnologias disponíveis para que se possa, daí, apresentar planos para a otimização da investigação policial dos crimes ali praticados. Acreditando-se que o emprego da inteligência, de tecnologias, do investimento em capacitação de pessoal e da utilização do Geoprocessamento Criminal, podem ajudar a entender os fenômenos que contribuem para a violência e criminalidade, objetivou-se com este trabalho avaliar de que forma o meio ambiente influencia na criminalidade em Simões Filho-BA. Assim, adotou-se o método hipotético dedutivo, buscando-se alcançar os objetivos deste trabalho por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória, transversal e descritiva, baseada na revisão bibliográfica, desenvolvendo-se um estudo de caso. A pesquisa permitiu concluir que a geografia, a arquitetura, a distribuição espacial dos habitantes, dentre outros fatores aqui mencionados, contribuem para que o crime ocorra com frequência na cidade estudada, onde, além dos inúmeros crimes que vitimizam moradores locais, muitas pessoas de outros locais ou são ali executadas, ou tem seus corpos trazidos ali para serem desovados.
Palavras-chave: Crime
Simões Filho (BA)
Violência urbana
Violência - Aspectos Ambientais
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17008
Data do documento: 19-Fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP)
Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Adaiton de Souza Adan - 2013.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.