Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16866
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Associação entre lesões sugestivas de câncer de pele e exposição solar ocupacional em pescadoras artesanais de Saubara, Bahia, Brasil
Autor(es): Silveira, Thaís Lima Verde de Araujo
Autor(es): Silveira, Thaís Lima Verde de Araujo
Abstract: Poucos estudos epidemiológicos abordam a associação entre surgimento de lesões precursoras de câncer de pele e exposição solar ocupacional. Dentre os fatores que devem ser considerados nessa análise estão o fototipo da pele, o processo de trabalho e o tempo de exposição ao sol, frequentemente de difícil mensuração. A eficácia das medidas de proteção ao sol ainda é pouco explorada. OBJETIVO: Verificar a associação entre exposição à radiação ultravioleta em decorrência da atividade ocupacional e queixas dermatológicas, particularmente referentes a lesões sugestivas de processo cancerígeno na pele. METODOLOGIA: No curso de uma pesquisa participativa de base comunitária, foi desenvolvido um estudo epidemiológico de corte transversal com pescadoras artesanais do município de Saubara–BA. Um questionário foi aplicado a 209 pescadoras artesanais/marisqueiras de Saubara. RESULTADOS: O fototipo predominante foi o VI de Fitzpatrick (39,2%). A prevalência referida de lesões sugestivas de câncer de pele foi de 16,7% (n=35). A exposição solar ocupacional foi fator de risco para o aparecimento de lesão a partir de 20.148,75h de exposição (OR=3,28; IC=1,35-7,97), bem como a utilização de querosene na pele (OR=2,27; IC=1,02-5,03). O aparecimento de lesão não apresentou associação estatisticamente significante com o fototipo da pele e com as medidas de proteção adotadas. DISCUSSÃO: A exposição solar ocupacional de trabalhadores expostos ao sol em ambiente externo de forma contínua e por longo período associado ao uso de querosene na pele, mesmo em populações predominantemente negras, está associado ao surgimento de lesões sugestivas de câncer de pele. È fundamental a criação de programas de prevenção para este grupo de trabalhadores, incluindo conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer, discussão acerca dos riscos da utilização do querosene como repelente e disponibilização de alternativas acessíveis, como filtro solar e repelente adequados e de baixo custo.
Palavras-chave: Lesão sugestiva de câncer de pele
Exposição solar ocupacional
Pescador artesanal
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16866
Data do documento: 14-Jan-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaís Lima Verde de Araujo Silveira Copy.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.