Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16861
Tipo: Tese
Título: Ensaio clínico randomizado e metanálise sobre a eficácia da buspirona e da carbamazepina no tratamento de prevenção de recaìdas em pacientes com dependência alcoólica
Autor(es): Santos, Sandro Iêgo da Silva
Autor(es): Santos, Sandro Iêgo da Silva
Abstract: Introdução. Poucos estudos investigaram os potenciais benefícios da carbamazepina e da buspirona no tratamento de prevenção de recaídas do alcoolismo, e o efeito desses fármacos sobre o consumo de álcool permanece inconcluso. Ademais, os tratamentos farmacológicos preconizados atualmente não são bem sucedidos em todos os casos, restando grupos de pacientes que não se beneficiam dos tratamentos disponíveis, para os quais essas drogas poderiam ser uma possível alternativa terapêutica. Objetivo. Conduzimos dois diferentes estudos para (1) avaliar a eficácia do tratamento com uso da carbamazepina, da buspirona e da associação de ambas as drogas na prevenção de recaídas em pacientes com dependência alcoólica; e (2) realizar metanálise de estudos prévios comparando o efeito do uso dessas drogas com o placebo no tratamento do alcoolismo. Métodos. (Estudo 1) Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, com 04 braços paralelos, com duração de 26 semanas para comparar a eficácia da administração três vezes ao dia da carbamazepina 200 mg, da buspirona 10 mg e da associação de ambas as drogas em relação ao placebo em 36 homens com dependência alcoólica. (Estudo 2) Foram examinados todos os ensaios clínicos publicados da carbamazepina ou buspirona controlados por placebo, e quando apropriado, dados foram extraídos para o cálculo do tamanho do efeito. Os resultados de nosso próprio ensaio clínico também foram utilizados. Resultados. (Estudo 1) Os grupos carbamazepina e carbamazepina-buspirona foram superiores ao placebo e à buspirona em reduzir os índices de gravidade da dependência do álcool, no nível de tendência à significância estatística (p = 0,09). O placebo obteve os melhores desempenhos nas avaliações de consumo de álcool e análise de sobrevida, mas não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. (Estudo 2) A metanálise mostrou que a carbamazepina e a buspirona foram superiores ao placebo em reduzir a intensidade de consumo de álcool. O uso da carbamazepina aumentou o risco de abandono do tratamento em 57%, enquanto buspirona diminuiu esse risco. O uso da buspirona produziu diminuição dos dias de consumo de álcool, da fissura, da gravidade da dependência de álcool e dos sintomas de ansiedade e depressão, mas falhou manter a abstinência e em adiar o retorno ao consumo de álcool. Conclusão. Nossos resultados não confirmaram que o tratamento com a carbamazepina ou a buspirona mantenham o paciente abstêmio. No entanto, sugerem que possam ser estratégias farmacológica úteis e promissoras na prevenção do retorno ao beber excessivo.
Palavras-chave: Carbamazepina
Buspirona
Prevenção de recaídas no alcoolismo
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGPIOS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação - Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16861
Data do documento: 12-Jan-2015
Aparece nas coleções:Tese (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Sandro Iêgo da Silva.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.