Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16821
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do impacto da atenção básica nas internações por condições sensíveis à atenção primária em municípios da Bahia
Autor(es): Rodrigues, Mariana Prates de Andrade
Autor(es): Rodrigues, Mariana Prates de Andrade
Abstract: As Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) compõem um conjunto de problemas e agravos à saúde cujo risco de internações pode ser reduzido por atuação efetiva da Atenção Básica e vêm sendo utilizadas como medida de acesso e qualidade da Atenção Primária à Saúde em estudos brasileiros e de outros países. Objetivo: Analisar os coeficientes de internações por Asma, Diarreia e Gastroenterite de Origem Infecciosa Presumível e Hipertensão Arterial Primária em municípios da Bahia, com diferentes coberturas da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), entre 1998 e 2012. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico com análise quantitativa. As taxas de internações por Asma, Diarreia e Gastroenterite de Origem Infecciosa Presumível e Hipertensão Arterial Primária foram coletadas na base de dados do Sistema de Informações Hospitalares, sendo as duas primeiras na população de 0 a 4 anos e a última em todas as idades. A análise exploratória inicial concentrou-se na descrição das internações por CSAP em municípios baianos por meio de análise gráfica e tabular, segundo a cobertura populacional por ESF e ACS e características sociodemográficas e climáticas dos municípios. Resultados e conclusões: As coberturas populacionais pelos ACS e pela ESF elevaram- se nos municípios de Ilhéus, que apresentou as menores coberturas, Teixeira de Freitas, com as maiores coberturas, e Vitória da Conquista. Não foi encontrada relação entre níveis de coberturas populacionais pela ESF e por ACS e coeficientes de internações por Asma e por Diarreia e Gastroenterite de Origem Infecciosa Presumível. Verificou-se relação inversa entre coberturas pela ESF e por ACS e coeficientes de internações por Hipertensão Arterial Primária; o município com maiores coberturas é o único que apresenta redução do indicador de internação. Há carência de informações qualitativas disponíveis ao público acerca da atenção básica em saúde.
Palavras-chave: Avaliação de programas e projetos de saúde
Atenção Primária à Saúde
Hospitalização
Indicadores básicos de saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16821
Data do documento: 17-Dez-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Prates de Andrade Rodrigues Copy.pdf702,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.