Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16710
Tipo: Tese
Título: Imagens de si: processos poéticos entre o corpo do artista e sua própria imagem na mediação tecnológica
Autor(es): Brissot, Ana Valécia Araújo Ribeiro
Autor(es): Brissot, Ana Valécia Araújo Ribeiro
Abstract: As imagens de si refletem a percepção do corpo do artista – revelando o eu autobiográfico –, ao tempo que o corpo se reconfigura na transformação constante da imagem do corpo nas relações entre a arte e a tecnologia, possibilitando uma recriação de si. Em uma articulação entre a teoria e a prática, esta pesquisa pretende entender como o corpo do artista, mediado pela sua própria imagem, reconfigura-se na mediação tecnológica no processo de criação artística. A pesquisa acontece no processo colaborativo de criação da autora com o artista Cyrille Brissot, intitulado Em/Entre um ser há/e um outro. Esse processo explora diferentes meios de expressão no ambiente digital (performance, pintura, fotografia, vídeo, instalação interativa), investigando a imagem de si na sua relação com o outro. A reconfiguração da imagem de si é compreendida a partir da proposição de que a relação corpo-imagem se estabelece em diferentes camadas na criação: a imagem como representação, apresentação e mediação digital, que se sobrepõem na concepção das imagens de si, deslocando os limites entre o corpo e a imagem e modificando a própria criação. Esse entendimento se realiza no domínio das ciências da cognição, em correlações que aproximam a perspectiva da experiência do self na sua corporalidade das teorias da imagem e da semiótica, inserindo-se no campo de estudos da performance, da cultura visual, da cultura digital, nas suas ressonâncias na arte digital, e da crítica de processos, na abordagem do processo de criação. A compreensão das imagens de si nos processos poéticos que se instauram na mediação tecnológica traz a possibilidade de um corpo poético que guarde em si novas formas de pensar o corpo contemporâneo, encontrando, assim, outras possibilidades de expressão com as novas mídias e interação com o mundo, em uma imagem de si que se constrói junto com o outro.
Résumé: Les images de soi reflètent la perception du corps de l'artiste – en révélant le moi autobiographique – en même temps que le corps se reconfigure dans la transformation constante de l'image du corps dans les relations entre l'art et la technologie, ce qui permet une recréation du soi. Dans une articulation entre la théorie et la pratique, cette recherche vise à comprendre comment le corps de l'artiste, médiatisé par sa propre image, se reconfigure dans la médiation technologique dans le processus de création artistique. La recherche se déroule dans le processus collaborative de création de l’auteur avec l'artiste Cyrille Brissot, intitulé Dans/Entre un être il y a/et un autre. Ce processus explore différents moyens d'expression dans l'environnement numérique (performance, peinture, photographie, vidéo, installation interactive), en investiguant l'image de soi dans sa relation à l ́autre. La reconfiguration de l'image de soi est entendu à partir de la proposition que la relation corps-image est établi dans différentes couches de la création: l'image comme représentation, présentation et médiation numérique, qui se chevauchent dans la conception des images de soi, en déplaçant les limites entre le corps et l'image et en modifiant la création elle-même. Cette compréhension a lieu dans le domaine des sciences cognitives, dans les corrélations qui rapprochent la perspective de l'expérience du self dans sa corporalité et les théories de l ́image et de la sémiotique, s'insérant dans le champ des études de la performance, de la culture visuelle, de la culture numérique, dans ses résonances dans l'art numérique, et de la critique des processus, dans l'approche du processus de création. La compréhension des images de soi dans les processus poétiques qui sont établis dans la médiation technologique apporte la possibilité d'un corps poétique qui contient en lui-même des nouvelles formes de penser le corps contemporain, en trouvent ainsi, des nouvelles possibilités d'expression avec les nouveaux médias et d'interaction avec le monde dans une image de soi qui se construit avec l'autre.
Abstract: The images of oneself reflect the perception of the artist's body – revealing the self autobiographic – at the same time that the body reconfigures itself in the constant transformation of the image of the body in the relationships between art and technology, enabling a recreation of oneself. In a connection between theory and practice, this research aims to understand how the artist’s body, mediated by his own image, is reconfigured in technological mediation in the process of artistic creation. The research is carried in the collaborative process of creation of the author with the artist Cyrille Brissot, entitled In/ Between a be there/and another. This process explores different means of expression in the digital environment (performance, painting, photography, video, interactive installation), investigating the images of oneself in her relationship with the other. The reconfiguration of the image of oneself is understood from the proposition that the relationship body-image is established at different layers in the creation: the image as representation, presentation and digital mediation, which overlap in the conception of the images of oneself, displacing the limits between the body and the image and modifying the creation itself. This understanding takes place in the domain of cognitive sciences, in the correlations that bring together the perspective of the self-experience in its corporeality and the theories of image and semiotics, inserting in the field of performance studies, visual culture, digital culture in its resonances in digital art, and critic of processes in the approach of the creative process. The understanding of the images of oneself in the poetic processes that are established in the technological mediation offers the possibility of a poetic body that contains in itself new ways of thinking the contemporary body, also finding new possibilities of expression with new media and interaction with the world in an image of oneself that is built with the other.
Palavras-chave: Corpo
Imagem
Processo de Criação
Mediação Tecnológica
Arte Digital
CNPq: Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - PPGAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16710
Data do documento: 15-Dez-2014
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ Imagens de Si_Valecia Ribeiro_Versão Digital.pdf247,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.