Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16705
Tipo: Artigo de Evento
Título: Adesão da UFBA ao REUNI e a nova modalidade curricular: os bacharelados interdisciplinares
Autor(es): Maranhão, Jucilene Dias
Passos, Waldisélia dos Santos
Baptista, Carolinne Montes
Veras, Renata Meira
Autor(es): Maranhão, Jucilene Dias
Passos, Waldisélia dos Santos
Baptista, Carolinne Montes
Veras, Renata Meira
Abstract: O presente artigo tem como objetivo discutir a reforma curricular e a abertura dos Bacharelados Interdisciplinares na Universidade Federal da Bahia, bem como a proposta de adesão desta universidade ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, criado em 2007. A análise de dados foi realizada a partir de quatro eixos imbricados com a expansão da universidade e que dão suporte ao funcionamento e permanência dos Bacharelados Interdisciplinares (BI): cursos multidisciplinar e interdisciplinar, expansão de matrículas, servidores técnico-administrativo e professores e sua titulação. Foram comparados os dados entre 2006 e 2011 que evidenciam os desafios da UFBA para colocar em prática as recomendações das Diretrizes Gerais do REUNI. Apesar da criação dos BI, que diversificam a oferta de cursos através da inovação curricular, os resultados apontaram que nem todas as metas propostas nos eixos indicados foram alcançadas de modo satisfatório, pois ainda há desafios tais como a contratação dos servidores técnicos- administrativos e o fato de coexistirem dois modelos acadêmicos dentro da UFBA.
Palavras-chave: Educação Superior
REUNI
UFBA
Bacharelados Interdisciplinares
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16705
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO- ADESÃO DA UFBA AO REUNI E A NOVA MODALIDADE CURRICULAR - OS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES.pdf433,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.