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Title: "Infinito particular": um estudo da influência e das contribuições da cultura nas aulas de língua inglesa no IFBa, campus de Salvador
Authors: Silva, Marcus Drummond Celestino
???metadata.dc.contributor.advisor???: Tourinho, Maria Antonieta Campos
Keywords: Língua inglesa – Estudo e ensino (Ensino médio);Língua inglesa – Currículos;Cultura;Linguagem e cultura
Issue Date: 12-Nov-2014
Abstract: Esta pesquisa, um Estudo de Caso do tipo etnográfico, visa compreender como surgem e como são tratados, nas aulas da disciplina Língua Inglesa, aspectos da cultura de origem e da cultura-alvo, e sua articulação com os aspectos linguísticos. Para tanto, foi escolhido como locus dessa pesquisa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, campus de Salvador, local onde o pesquisador ministra aulas. Com vistas a aplicar os instrumentos de coleta de dados, selecionou-se seis sujeitos que ministram aulas em turmas de 2º e 3º anos do Ensino Técnico Integrado ao Médio, séries em que a disciplina Língua Inglesa é oferecida no IFBA, Campus de Salvador. Para a análise quantitativa dos dados, utilizou-se o programa PSPP, um dos pacotes contidos no sistema operacional livre GNU, e um substituto gratuito do programa SPSS, da IBM, com interface e funções bastante semelhantes a este. Por sua vez, para a análise qualitativa dos dados, empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo, com o objetivo de inferir, com base na análise dos textos produzidos pelos sujeitos: sua compreensão acerca dos conceitos de língua e cultura, e a influência desses conceitos na escolha dos aspectos culturais abordados em sala de aula; se o trabalho efetivamente desenvolvido em sala de aula era compatível com o que eles afirmavam efetuar. Os resultados obtidos revelaram que os sujeitos apontam a língua, primeiramente, como um veículo de comunicação. Por outro lado, estabelecem como relação mais forte com a ideia de cultura as noções de identidade e pertencimento. Outrossim, evidenciou-se que, embora o trabalho com aspectos culturais seja realizado de forma consistente nas aulas, sua ênfase recai sobre o repasse de informações culturais em seus aspectos visíveis, compatíveis com o trabalho que os sujeitos alegam efetuar, porém que não favorecem o desenvolvimento de competência sociocultural. Por fim, deseja-se que esta pesquisa possa ampliar as possibilidades de trabalho em sala de aula e servir de referência para análises futuras, contribuindo desse modo para a formação dos alunos.
ABSTRACT This research, a case study of ethnographic type, is aimed at understanding in what ways aspects of culture, both local and target, arise, are treated and articulated in the English classes at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, campus de Salvador (Bahia, Brazil). The six teachers chosen as subjects of this research all teach in the second or third years of the Ensino Técnico Integrado ao Médio – somewhat equivalent to American High School – when English classes are offered. The responses to the questionnaire and interviews were quantitatively analyzed through the use of PSPP, an open source equivalent to PSPP, by IBM. As for the qualitative data, they were analyzed through the employment of the technique known as Content Analysis, in order to produce inferences, based on the analysis of the texts produced by the subjects, about their understanding of language and culture, the role these two concepts play in their lesson planning and the coherence between what they claim to teach, in terms of cultural aspects, and what was effectively observed in the classes. The results revealed that the participants see language primarily as a vehicle of communication. Culture, for its turn, is mainly related to the notions of identity and belonging. Nevertheless, although the cultural aspect is consistently present in the teacher's classes, its emphasis falls on the transmission of cultural information in its visible aspects, on one hand compatible with the teacher's alleged work in class, but that, on the other hand, do not favor student's development of sociocultural competence. Finally, it is hoped that this research may expand the possibilities of work in the classroom and serve as a reference for future analysis, thereby contributing to students' formation.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16581
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