Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16490
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As concepções de conjugalidade e as convenções de gênero e sexualidade de negra/o(s) homossexuais soteropolitana/o(s) (Salvador, Bahia)
Autor(es): Amorim, Fabiana Eloi de
Autor(es): Amorim, Fabiana Eloi de
Abstract: O objetivo da pesquisa é visibilizar ou “dar voz“ ás pessoas negras homossexuais soteropolitanas, para melhor compreender suas concepções acerca da conjugalidade e das convenções de gênero e sexualidade, que são responsáveis por aprisionar indivíduos e/ou hierarquizar as relações dentro de uma sociedade. Este segmento social sempre fora estigmatizado e até hoje convivem com a dupla- discriminação (derivado do seu desejo sexual e sua cor/etnia). Portanto há uma necessidade de torná-los protagonizadores de sua história. A pesquisa tem um cunho qualitativo, cuja análise se desenvolve a partir das subjetividades de negra/o(s) soteropolitana/o(s) que se relacionam com seu igual. Os relatos de história de vida destas pessoas e as contribuições teóricas do estudo buscam mostrar os conceitos sobre conjugalidade, masculinidade e feminilidade, a partir das percepções destas entrelaçadas pelas construções histórico-sociais e não como aspectos biologicamente determinados. Este trabalho demonstra como a sexualidade, como campo político ainda é pouco contextualizado pelas ciências, o que contribui para o reforço dos estereótipos, assim como o fenômeno da homofobia e das opressões sofridas por essa/e(s) sujeita/o(s).
Palavras-chave: Homossexualidade
Gênero
Cônjuges
Subjetividade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16490
Data do documento: Jul-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Estudos de Gênero e Diversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 06-08-2014 (1).pdf952,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.